Verão traz novas oportunidades para ativação de marcas

Projetos como o Verão no Clima 2019 trazem visibilidade de produtos para um público misto de 5 milhões de pessoas, além de associar a marca com sustentabilidade e conscientização 

Integrar marcas na vida off-line dos consumidores e engajá-los de maneira positiva é certamente um dos grandes desafios das empresas nos últimos anos. Com isso, para a ativação de produtos hoje em dia, uma das melhores alternativas é impactar o público-alvo de maneira indireta, participando de projetos como causas sociais, sustentáveis ou de conscientização. A Mercado Jovem, agência de live marketing, por exemplo, aposta este ano, pela segunda vez, no Projeto Verão no Clima. Trata-se de uma realização da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, que através de Edital de Chamamento Público assinou um convênio com a agência Mercado Jovem, possibilitando assim a ativação das marcas apoiadoras.

O Projeto Verão no Clima 2019 faz sucesso de norte a sul do litoral paulista. Inicialmente o projeto chamava-se Operação Praia Limpa, uma campanha de educação ambiental que tinha como mote a mudança do hábito do descarte de lixo nas areias das praias, mas ao passar a tratar de ações de educação ambiental de forma mais ampla, ganhou um novo nome. Agora o Projeto busca sensibilizar a sociedade para a questão das mudanças climáticas, provocadas principalmente pelo mau uso que as pessoas fazem dos recursos naturais, da poluição atmosférica, do desmatamento e da geração excessiva de resíduos – em especial do lixo no mar, que impacta diretamente a biodiversidade marinha. E esta é uma demanda planetária, uma vez que o aquecimento global é uma ameaça a todas as espécies, inclusive o homem.

Com isso, para ampliar a abrangência de público, o Projeto passou a ter toda uma programação especial, incluindo corridas, caminhadas, mutirões de limpeza e cinema. Estas atividades ampliam a capacidade do Projeto em envolver mais pessoas, com foco na conscientização ambiental e na mobilização da população em relação ao consumo de produtos e à destinação de resíduos. Do ano passado para cá, esta nova fase passou a contar com a participação da Mercado Jovem.

Projeto Verão no Clima 2019
O Projeto Verão no Clima 2019 engloba 16 municípios, de Cananéia a Ubatuba, o que corresponde a ações em 75 praias e 800 km de areia. As ações começam no dia 04 de janeiro de 2019 e vão até 06 de março, sempre de sexta-feira a domingo. No total, serão 30 dias de muitas ações de conscientização ambiental.

No verão passado, em menos de 30 dias, foram 7 toneladas de lixo recolhidas no projeto, sendo que 46% eram bitucas de cigarro. Com foco na conscientização ambiental, em 2019, o Projeto contará com uma equipe de cerca de 318 monitores, 41 chefes de tendas, 16 supervisores de tendas, 1300 voluntários e 2500 vendedores ambulantes devidamente treinados.

“Nas ações educativas, o objetivo é provocar uma mudança de hábitos de consumo. É mais do que educar a não sujar, é incentivar o consumo consciente. Por essa razão, é interessante que empresas sejam apoiadoras do projeto, pois não se trata de uma mera ativação, e sim um engajamento com a temática que está em alta onde seus consumidores estarão”, explica Rodrigo Clemente, fundador da Mercado Jovem.

Durante os dias de ativação do Projeto serão compartilhados dados que visam gerar reflexões na população sobre consumo consciente, minimização e reutilização de resíduos, cuidados com hidratação, proteção aos raios UV, qualidade de vida, uso consciente da água, conscientização e redução do lixo marinho.

Para viabilizar o projeto, a Mercado Jovem conta com o apoio de empresas como o grupo HEINEKEN no Brasil, que também marcou presença no ano passado com ações como conscientizar os vendedores ambulantes a atuarem como mensageiros de mudanças comportamentais.

Atividades e novidades para 2019
Por se tratar de um projeto em pleno verão, há também uma preocupação em incentivar a prática de esportes. Serão realizadas também 10 corridas de 7km, 9 caminhadas de 3km e diversas trilhas em cada uma das 16 cidades participantes.

Outra novidade para 2019 é que todos os municípios participantes terão uma estação fixa que não será de lona. Com isso, nesta edição do projeto, os monitores apresentarão suas ações educativas em “ecotainers”, com estrutura metálica construída especialmente planejada para a ocasião. Os “ecotainers” foram arquitetados com teto verde (de plantas) para promover isolamento térmico, ventilação cruzada para conforto térmico, pintura especial com nanotecnologia para diminuição da temperatura interna, mobiliário construído em pallet e OSB e usam energia sustentável, dispensando geradores. 

Nas estações fixas, o projeto prevê atividades de ONGs como oficinas de reciclagem e brincadeiras com o público infantil, além de exposição de conteúdo por meio de parcerias com Universidades locais. O projeto Verão no Clima também contempla sessões de cinema, em parceria incentivada com a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que está em sua sétima edição, trazendo, para o Brasil, ?lmes de temática ambiental produzidos em diversas partes do mundo. São produções de excelente qualidade, exibidos em grandes festivais de cinema do mundo, a grande maioria inédita por aqui.

A Mercado Jovem
Fundada em 1999 por Rodrigo Clemente, a Mercado Jovem (http://mercadojovem.com.br/) trouxe para o mercado promocional o elo entre as instituições acadêmicas e a indústria. A agência é referência no relacionamento com o jovem, atuando em mais de 24.500 pontos de ativação direta com o público. Entre seus clientes, estão marcas como Boehringer Ingelheim, Banco Santander, grupo HEINEKEN no Brasil, Nissin, Editora Saraiva, Unilever, entre outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here