Sucesso varejista

Presidente da Rede UNNO lista os 10 mandamentos para prosperar no varejo e conquistar com legitimidade os clientes.

Genival Beserra - Presidente Rede UNNO
Genival Beserra – Presidente Rede UNNO

1 – O cliente: A rede precisa estar totalmente relacionada com a demanda de mercado, antecipando as necessidades dos clientes. A gestão de clientes no varejo é uma forma de reduzir a rotatividade de consumidores e principalmente, evitar a perda de vendas em sua loja.

2 – Comunicação: É preciso saber o momento ideal para divulgar os produtos para os clientes, além dos melhores canais para atingi-los. O marketing é uma ferramenta que está em constante mudança, seja digital ou na versão tradicional, pois a cada dia nasce um novo canal de comunicação direta ou indireta. Por isto, é fundamental estar atento às novas diretrizes da comunicação para atingir o cliente, tirando todo proveito desse contato principalmente através das redes sociais.

3 – Tecnologia – Sempre procure os melhores equipamentos para que você possa conseguir o melhor resultado do seu software de Pdv e gestão. O investimento será recuperado por meio da eficiência e será reconhecido no aumento das vendas.

4 – Confiança: É um valor incomensurável, por isto é fundamental haver transparência nas regras e na comunicação. De acordo com as políticas permitidas e reguladas para trocas, ofereça sempre garantias em caso de irregularidades e defeitos. Garantir esse benefício mostra que a loja confia na qualidade dos produtos que vende e respeita o cliente.

5 – Promoções: planeje sempre com antecedência. É essencial que sua loja se prepare e os clientes saibam o que está para acontecer no seu varejo. Avalie as peças que entrarão na campanha, e tenha sempre um bom controle de estoque.

6 – Localização: Ofereça acesso a loja sem complicações, como estacionamento e boa localização, além de facilidades de pagamento e possibilidade de entrega em locais escolhidos pelo cliente.

7 – Fator humano: Capacite sempre os funcionários sobre os produtos e serviços oferecidos e ensine a eles novas técnicas de venda, gerando assim vendas adicionais no processo de compra. A equipe deve estar alinhada com a filosofia da empresa, deve vestir a camisa, compreender seu papel e saber que é parte fundamental para o sucesso final junto ao cliente. O fator humano é o bem maior de uma empresa.

8 – E-commerce: A agilidade no e-commerce deve acontecer em todas as etapas da experiência de consumo: na hora de encontrar os itens para compra, no tempo de carregamento das páginas, no cadastro e entrega das compras. Oferecer descontos na primeira compra e fretes grátis acima de certo valor também são boas estratégias.

9 – Fornecedores – Acertar na escolha destes parceiros requer pesquisar e buscar os melhores preços, qualidade, prazos, além de capacidade produtiva, inovadora e técnica.  A flexibilidade para negociações e eficiência na logística são essenciais.

10 – Amor – E por fim, não há como ter sucesso em vendas sem a entrega, o entusiasmo e o amor pelo negócio. Estes são valores capazes de afetar todos os departamentos envolvidos no varejo, melhorando a produtividade. Mas só acontece se for verdadeiro. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here