Steffen investe em gestão profissional e apresenta 30% de crescimento em 2018

Empresa traz soluções completas em limpeza e higiene na categoria profissional

Há 48 anos, a Steffen vem em constante processo de atualização e modernização dos seus produtos e serviços. O objetivo principal da empresa é oferecer soluções completas em limpeza, higiene e descartáveis na categoria profissional para atender escritórios, food service, instituições de ensino, hotéis, hospitais e condomínios. Considerada uma das maiores e mais sólidas distribuidoras de produtos de limpeza profissional do Rio de Janeiro, a empresa vem se atualizando e continua ganhando mercado. Hoje atende aproximadamente cinco mil clientes em todo o Grande Rio, com mais de mil itens em seu portfólio.

Segundo a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), o segmento movimenta mais de R$ 15 bilhões, e o Brasil é o quarto maior mercado para produtos de limpeza no mundo, atrás apenas dos EUA, China e Japão. Para acompanhar o avanço do setor, a Steffen apostou na profissionalização da gestão e em produtos e serviços diferenciados para seus clientes, tendo crescido cerca de 20% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

De acordo com o diretor executivo Rogério Santos, esses números só são possíveis devido a geração de valor real para cada um dos clientes. “Mais do que vender, fazemos consultoria para diminuição do custo final com suprimentos em cada empresa ou instituição, oferecendo produtos de mesma qualidade ou superior. O segredo é entender a necessidade de cada um, oferecer os produtos corretos, e treinar os colaboradores de nossos clientes na sua utilização”, diz Santos. A Steffen também oferece o sistema de comodato de sua linha de dispensers, podendo inclusive personalizá-los com a marca de cada cliente, sem que ele pague nada por isso.

Para 2019 a Steffen se prepara para dar um novo salto no mercado. Novas parcerias estão sendo fechadas e o mix de produtos ficará ainda mais completo para seus cinco mil clientes ativos, reforçando o conceito de One Stop Shop. Novos canais de atendimento também estão sendo desenvolvidos para tornar a comunicação com o cliente ainda mais simples e eficiente. A expectativa é de que haja um crescimento de 50% no próximo ano.

Os estoques da Steffen são mantidos no seu Centro de Distribuição, em Curicica (RJ), com mais de 1.500 m² de área de armazenagem, permitindo a entrega dos produtos no dia útil seguinte a compra, através de uma frota própria com cinco caminhões. Processos são extremamente bem definidos, e a empresa já ganhou o prêmio Rio Produtivo, oferecido pelo Sebrae às empresas com alto desempenho em produtividade.

Cerca de 50% das vendas são de produtos com marca própria. Ao contrário do que muitas empresas fazem, a Steffen coloca sua marca apenas em produtos de alta qualidade. Segundo o diretor comercial Vicente Maia, essa estratégia é responsável por criar identidade junto aos clientes, aumentar a fidelização, e reforçar ainda mais a busca contínua por excelência em seus produtos e serviços.

Outro assunto importante dentro da empresa é a responsabilidade social.  Em agosto de 2018, a Steffen fez parceria com a ONG One by One para doações de cadeiras de rodas. A ONG carioca tem como meta proporcionar mobilidade para crianças de baixa renda com necessidades especiais, e uma das importantes fontes de renda vem do recolhimento de lacres das latas de alumínio de bebidas. A Steffen mantém uma campanha ativa junto a sua base de clientes e oferece os recipientes que divulgam o trabalho da ONG, que já doou mais de 900 cadeiras. Mais importante, a Steffen utiliza sua frota para recolher esses lacres junto aos clientes que se tornam postos de coleta de lacres.

 “Você consome sua bebida, o restaurante e seus colaboradores te incentivam a colocar os lacres no recipiente para reciclar, a Steffen cede os recipientes e usa sua frota para o recolhimento, e a One by One transforma esses lacres em cadeiras de roda. Pronto, o esforço mínimo de cada um transforma profundamente a vida de uma criança que realmente precisa”, finaliza Maia.

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