Special Adventure Bike Shop  – Muitas pedaladas à frente de uma simples loja

Referência no setor de bicicletas se remodela para atender ainda mais apaixonados por bikes

Prática, econômica e funcional, a bicicleta sempre pertenceu ao cotidiano das pessoas. Quando os automóveis eram artigos raros, a famosa “magrela” era um dos principais meios de transporte, além de diversão para jovens da época. Entretanto, com o passar do tempo, a boa e velha bike foi engolida pela evolução dos meios de transporte no quesito locomoção, e pela tecnologia, que gerou novas opções de diversão e lazer.

Agora, consumidos pela loucura do dia a dia e pela modernidade que nos deu muito, mas também nos tirou, voltamos a buscar o que ficou perdido e aliamos a isso novas necessidades:  diversão saudável e que venha agregar com uma opção fácil e prática de se exercitar, prazer e mobilidade. Ou seja, salvem as bicicletas!

A Special Adventure Bike Shop é formada por pessoas apaixonadas por todos os tipos de bikes. A loja, que completa 14 anos este ano e fica situada em Botafogo, é uma referência quando o assunto é bicicleta. A marca acredita na transformação da nossa sociedade através da multiplicação do uso da bike. Neste momento, onde a escassez de recursos naturais e a deterioração ambiental estão afetando a saúde mundial, a ampliação da cultura da bicicleta é um dos caminhos para frearmos este processo. Mais pessoas se exercitando e se transportando através deste meio de transporte significa mais saúde e bem-estar, e menos consumo de combustível.

Para tornar a Special Adventure Bike Shop ainda mais atrativa, a Kube Arquitetura foi convidada a elaborar um novo projeto arquitetônico com objetivo principal de reformar a loja e transformar o ponto na casa da marca, um espaço de encontro e trocas sobre bicicleta. Para este projeto, contaram com a parceria da Alcance Construtora, especializada em obras de alto padrão, com mais de 24 anos de mercado e mais de 450 projetos executados. A equipe passa conhecimento e paixão, para poder multiplicar ciclistas e conduzi-los a experiência única que é pedalar.

O térreo se divide principalmente em dois espaços: a loja e a oficina. A loja foi desenvolvida a partir de cremalheiras modulares, que recebem prateleiras e painéis perfurados de diferentes dimensões. Esse sistema visa atender a grande variedade de produtos: além das bicicletas, são vendidos capacetes, sapatilhas, roupas, peças, acessórios e tudo mais relacionado ao mundo da bike.

A exposição é dividida em três grupos: Road, Mountain e Urban.  Logo na entrada, três tablados com fotos de acordo com o tema exibem o principal modelo de cada grupo. A ideia é facilitar a busca de produtos, direcionando os clientes por interesse. Para solucionar o desafio de expor a quantidade de bicicletas necessária, foi criada uma passarela acima das portas de entrada, com acesso por uma escada removível.  

Já a oficina é o coração da loja e pulsa durante todo o dia, é o que dá vida ao ambiente.  Nela são feitos consertos, manutenções e lavagem de bicicletas, mantendo o espaço sempre movimentado. Próximo ao local foi criado um espaço de café, para servir os clientes que aguardam pela entrega de seus serviços. 

No segundo andar, além do estoque, foi criado um espaço chamado “Bike Fit”, com uma janela com vista para toda a loja. A intenção da construção do espaço é tirar as medidas dos ciclistas, afim de escolher a melhor bike para ele, ou fazer adaptações para personalizar o modelo escolhido.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here