Sola Salon Studios – modelo de inovador de coworking dá fôlego ao segmento de beleza, que só cresce no país

foto: Daniel Perpetuo
foto: Daniel Perpetuo
Um novo conceito de negócio de beleza desembarcou no Brasil: Sola Salon Studios, um coworking de beleza, onde profissionais do setor podem alugar um estúdio pronto, livres para se tornarem donos do próprio negócio e se dedicarem exclusivamente às suas atividades.

Criado em 2004 nos Estados Unidos por Stratton Smith and Matt Briger, o Sola Salon Studios está presente em mais de 400 locais (Estados Unidos, Canadá, Brasil) e hoje conta com mais de 10 mil profissionais que adotaram esse novo modelo, contando com Jonathan Van Ness, estrela do programa Queer Eye for the Straight Guy, e o brasileiro Filipe Ramos, que possui um dos estúdios mais caros em Beverly Hills, Los Angeles.

O primeiro Sola Salons Studio Brasil terá 460m2, no edifício Sede de Empresas, no BarraShopping. Ele conta com 22 estúdios que variam de 11m2 a 22m2 e aluguel a partir de R$5.800, destes, 16 já estão alugados por cabeleireiros, barbeiros, manicures e visagistas. O espaço também conta com uma área de conveniência, o Sola Café. O plano de expansão no Brasil é chegar a 50 unidades nos próximos 10 anos, e inaugura a primeira unidade na Europa ainda este ano.

O modelo de negócio do Sola Salon se baseia no conceito de espaço compartilhado, que permite que o profissional alugue um estúdio pronto, sem precisar investir na montagem do salão ou administrá-lo – dificuldades  muito comuns enfrentadas por profissionais de alto rendimento quando partem para o negócio próprio. Nesse formato, eles estão livres para se tornarem empreendedores e desempenharem suas atividades, mas nunca sozinhos, pois contam com toda a estrutura oferecida pelo Sola Salon Studios, como suporte financeiro, organizacional educacional e gestão do negócio.

A iniciativa no país partiu do empresário Rodrigo Miranda, que já trabalhou em grandes empresas como Ambev, Johnson Wax, Nabisco (Kraft Foods) e L’Oréal, em parceria com o CEO Randall Clarck. O Sola Salon Studio chega para quebrar paradigma no setor profissional de beleza no Brasil.

Rodrigo, que dedicou 16 anos de sua carreira ao mercado de produtos profissionais e se encantou pela indústria. Sua convivência com profissionais, proprietários, educadores e representantes comerciais, deu a possibilidade de entender por que esse setor se tratava de um negócio com muitas possibilidades, mas ao mesmo tempo difícil, com tantos entraves burocráticos, falta de acesso ao crédito, dificuldades do profissional se dedicar ao cliente e ao mesmo tempo administrar seu próprio negócio.

“Eu costumava me indagar o fato do por que ser tão difícil do profissional ter seu próprio salão de beleza no país onde vive, se o Brasil possuía tantos potenciais, como ser um dos maiores mercados de beleza do mundo e o segundo mercado capilar. Essa pergunta me levou a estudar alternativas, até que cheguei ao Sola Salon Studios. Fiquei admirado com a proposta de poder proporcionar aos profissionais da área, seu próprio estúdio de beleza, totalmente equipado, com toda liberdade e segurança. Então decidi embarcar nessa aventura do Sola Salon Studio”, comenta Rodrigo.

 

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