Rio Water Week será realizada pela primeira vez no Brasil de 26 a 28 de novembro, no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro se transformará na capital mundial da água com a realização deste evento internacional inédito no país. Profissionais, comunidade acadêmica, empresas e organizações internacionais se reunirão para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e no mundo

Em 2018, a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental realizará no Brasil, pela primeira vez, o mais importante evento sobre água no mundo: a RIO WATER WEEK – Semana da Água do Rio, de 26 a 28 de novembro, no Riocentro, Rio de Janeiro.

Esta realização, que já ocorre em outros países, como Suécia e Cingapura, reunirá profissionais e empresas do Brasil e outros países e envolverá também a comunidade acadêmica, especialistas e organizações internacionais para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: ODS 6 –  ÁGUA E ESGOTO PARA TODOS ATÉ 2030!

“O desafio maior é o de ir além das fronteiras do nosso Brasil e de interessar e trazer para discutir a universalização os nossos grandes parceiros internacionais”, ressalta o presidente da ABES, Roberval Tavares de Souza.

“Estamos adaptando para a nossa RIO WATER WEEK alguns aspectos que julgamos positivos na organização e planejamento do Fórum Mundial da Água e das Semanas da Água que nos precederam. Entre eles, destacaria uma participação muito relevante das organizações parceiras – quase uma centena – que efetivamente coordenarão as 65 sessões da RIO WATER WEEK, trazendo com elas uma larga experiência nos quatro quadrantes do planeta”, frisa o vice-presidente nacional da ABES, Carlos Alberto Rosito, idealizador e embaixador do evento.

Serão 9 temas (abaixo), 20 Tópicos e 35 Sessões.

• ÁGUA, ESGOTO E SAÚDE PARA TODOS ATÉ 2030!

• GOVERNANÇA E PLANEJAMENTO

• GERENCIAMENTO EFICIENTE

• FORMAÇÃO E TREINAMENTO

• FINANCIAMENTO

• MONITORAMENTO

• REGULAÇÃO

• COMUNICAÇÃO

• MUDANÇAS CLIMÁTICAS E INOVAÇÃO

Participam na coordenação da Programação Temática os especialistas Gustavo Heredia, da Aguatuya/Bolívia; Marisol Fraga, da EPMAPS/Agua de Quito/Equador; Denis Penouel, da SIAAP/Paris; Alejo Molinari/Aferas/Eras; Marcelo Lelis, da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental/Ministério das Cidades/Brasil; André Silveira, também do MCidades; Rita Cavaleiro, da GIZ; Miguel Fernandez, da Aquacon; Alceu Galvão, da ARCE; e Ricardo Röver Machado, coordenador da Câmara Temática de Perdas e Eficiência Energética da ABES, entre outros..

Com expectativa de reunir no Riocentro cerca de 1.500 mil pessoas nas sessões temáticas, a RIO WATER WEEK fará história, inserindo o Brasil nas discussões sobre água mais importantes do planeta.

Road show
A ABES promoveu, em 6 de fevereiro, em São Paulo, o road show de lançamento da Rio Water Week.

Os próximos encontros de apresentação do evento estão previstos para março, em Brasília/DF, e abril, no Rio de Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here