Marcas e Mercados
No Result
View All Result
  • Login
  • Home
  • Notícias
  • Opinião
  • PR Newswire
  • Livros
PRICING
SUBSCRIBE
  • Home
  • Notícias
  • Opinião
  • PR Newswire
  • Livros
No Result
View All Result
Marcas e Mercados
No Result
View All Result
Home Opinião

Não é pelo dinheiro – o que a nova geração busca com a profissão?

Redação by Redação
julho 5, 2018
Reading Time: 3min read
0

Por Lucas Mendes*

RELATED POSTS

Que mundo estamos construindo para as próximas gerações?

As crianças e a saudade da escola

Combatendo a violência contra a mulher

Muitas pessoas questionam sobre o impacto que os Millennials têm tido no mundo profissional. Muitos dizem que se trata de “uma geração inquieta”, com pouco tempo de permanência nos empregos (job jumpers) e cujo comportamento é difícil de entender.

Com base no que temos visto se desenrolar no mercado, ousamos oferecer uma visão diferente: achamos que é muito mais uma geração que prioriza o propósito acima do sucesso. Uma geração que pensa em impacto (e não em plano de carreira) para nortear suas escolhas profissionais. Na plataforma da Revelo, inclusive, vemos que mesmo diante de ofertas financeiramente mais atraentes, 61% dos millennials preferem propostas de empresas com maior impacto, com missão mais inspiradora, e com tração mais relevante.

Um caso bastante ilustrativo disso foi o caso em que uma empresa do ramo de jogos e uma grande empresa famosa pela sua dedicação a questões de sustentabilidade ambiental fizeram ofertas a um desenvolvedor mobile. A empresa de jogos ofereceu um salário de R$7.200 mensais, enquanto a empresa com reputação de sustentabilidade ofereceu apenas R$5.400 mensais e acabou conquistando a preferência do jovem desenvolvedor.

Esse conflito não acontecia com tanta frequência nas gerações anteriores, e tem vantagens e desvantagens. Se, por um lado, temos um fluxo de talentos optando por trabalhar em empresas com missões de maior impacto (o que potencializa os resultados dessas empresas), por outro temos jovens profissionais que, na busca pela satisfação imediata, podem subestimar a importância de se construir confiança e tração com uma mesma equipe. Afinal, não é mudando de empresa a cada poucos meses que se constrói impacto a longo prazo. Em termos práticos, vemos que o tempo médio de funcionários mais jovens tende a ser até 50% menor do que o tempo médio de profissionais mais experientes.

Vemos que a principal reclamação dos gestores de tecnologia e negócios com quem trabalhamos é que jovens profissionais de alto potencial trocam de emprego mais facilmente. Há às vezes uma percepção (alimentada pela mídia) de que a “grama do vizinho é mais verde”, ou seja, a empresa em que você não está é mais “cool” e oferece mais. O mercado de carreiras relacionadas a tecnologia é um bom caso disso, com uma concentração de profissionais ficando em torno de 9 meses no mesmo cargo – um número que está distante do que a maioria dos gestores considera ideal.

Muitas vezes vemos que a situação se equilibra por meio de mudanças de área dentro da mesma empresa (tal qual um programa de trainees), que ajudam a desenvolver versatilidade e podem ajudar o profissional a encontrar aquilo que está buscando. Caso essa “variedade” não surja no trabalho de alguma forma, é menor a probabilidade de retenção de jovens talentos.

De qualquer forma, para evitar a quebra de expectativas, as empresas precisam ser mais transparentes em seus processos seletivos e em seus jobs descriptions, sempre alertando os candidatos sobre as reais exigências do dia a dia que aquela vaga terá. Em contrapartida, os jovens precisam ser mais estratégicos na construção de suas carreiras, levando em conta vários fatores na hora de escolher onde querem trabalhar e, consequentemente, quanto impacto vão conseguir causar a longo prazo.


*Lucas Mendes é cofundador da Revelo, plataforma de recrutamento digital

Redação
Redação
+ posts
  • Redação
    http://www.marcasemercados.com.br/author/redacao/
    Bacardí leva marcas premium para a Sapucaí no Carnaval 2018
  • Redação
    http://www.marcasemercados.com.br/author/redacao/
    Ambev lança VOA, programa que ajudará a transformar a realidade de ONGs do Brasil
  • Redação
    http://www.marcasemercados.com.br/author/redacao/
    Grupo GPS adquire parte da LC Restaurantes, estimando mais de R$ 3 bilhões de receita anual
  • Redação
    http://www.marcasemercados.com.br/author/redacao/
    Inovação do Grupo Perinatal agiliza o atendimento ao paciente
ShareTweetPin
Redação

Redação

Related Posts

Que mundo estamos construindo para as próximas gerações?
Opinião

Que mundo estamos construindo para as próximas gerações?

setembro 11, 2020
Opinião

As crianças e a saudade da escola

agosto 6, 2020
Opinião

Combatendo a violência contra a mulher

agosto 3, 2020
Opinião

Precisamos falar sobre Renda Básica Universal

agosto 3, 2020
Opinião

Diferencie fome emocional da fome física

junho 22, 2020
Opinião

Seguro Garantia substitui depósito judicial trabalhista

junho 10, 2020
Next Post

Parceria entre Porto Seguro Auto e Sem Parar gera desconto para motoristas

Torcedores chegam a Kazan e tentarão entregar nas próximas horas colchão especial ao lateral Marcelo

Torcedores chegam a Kazan e tentarão entregar nas próximas horas colchão especial ao lateral Marcelo

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recomendados

Bem-Humorada, campanha do Pontfrio sugere homenagear os pais com um “Um P#t@ Presente”

Bem-Humorada, campanha do Pontfrio sugere homenagear os pais com um “Um P#t@ Presente”

agosto 5, 2019
Drones – Novas soluções serão desenvolvidas em tempo real durante encontro

Drones – Novas soluções serão desenvolvidas em tempo real durante encontro

abril 30, 2019

Ortobom participa da Franchise 4U no Rio de Janeiro

outubro 15, 2020

Últimas notícias

Lucas Acre

Lucas Acre faz sucessos nas redes sociais por ter se “aposentado” aos 25 anos

by Redação
fevereiro 23, 2021
0

Lucas Costa, conhecido como Lucas Acre na internet, começou a investir em 2014, fazendo intermediações online. Em 2018, resolveu se...

Breiller Pires

Minute Media anuncia Breiller Pires como Head de Conteúdo no Brasil

by Redação
fevereiro 22, 2021
0

A Minute Media (https://www.minutemedia.com/), plataforma líder mundial em tecnologia e publicação digital, representada no país pelo 90min Brasil e em breve pelo The...

Engemec completa 20 anos com fôlego e planeja crescimento para 2021

by Redação
fevereiro 23, 2021
0

Manter uma empresa por 20 anos no mercado não é das tarefas mais fáceis. E a Engemec, empresa especializada em...

Brasileiro gasta menos com roupas e mais com artigos para o lar

Brasileiro gasta menos com roupas e mais com artigos para o lar

by Redação
fevereiro 19, 2021
0

Com o confinamento e o home office, a expressão “Lar Doce Lar” nunca foi tão valorizada. As pessoas começaram a...

Os benefícios de negociar um imóvel direto com a construtora

by Redação
fevereiro 17, 2021
0

foto: Freepik Já se foi o tempo em que comprar um imóvel em construção era algo...

Como reduzir o tempo de inatividade da sua frota de empilhadeiras

Como reduzir o tempo de inatividade da sua frota de empilhadeiras

by Redação
fevereiro 17, 2021
0

Aumentar a disponibilidade da frota de empilhadeiras elétricas em um centro de distribuição ou uma transportadora tem sido o grande...

Nova campanha digital da VeitSmile traz Xuxa em um bate-papo descontraído com o CEO e dentista Dr. Avelino Veit  

Nova campanha digital da VeitSmile traz Xuxa em um bate-papo descontraído com o CEO e dentista Dr. Avelino Veit  

by Redação
fevereiro 12, 2021
0

Após deixar o público e clientes curiosos nas redes sociais com diversos teasers, a VeitSmile lança hoje sua nova campanha digital com o vídeo de um bate-papo entre a embaixadora...

SuperPrix e Corona lançam novidade: Verão Premiado

by Redação
fevereiro 11, 2021
0

Em parceria com a cerveja Corona, o SuperPrix acaba de lançar ação que vai presentear os clientes. A partir de...

Marcas e Mercados

Marcas e Mercados - Saiba mais

Posts recentes

  • Lucas Acre faz sucessos nas redes sociais por ter se “aposentado” aos 25 anos
  • Minute Media anuncia Breiller Pires como Head de Conteúdo no Brasil
  • Engemec completa 20 anos com fôlego e planeja crescimento para 2021

Categorias

  • Destaque
  • Esportes
  • Livros
  • Notícias
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Uncategorized

© 2020 Marcas e Mercados - Marcas e Mercados.

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Opinião
  • PR Newswire
  • Livros
  • Expediente
  • Contato

© 2020 Marcas e Mercados - Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In