Odontofobia, um mal que causa muitos outros

Medo de dentista afasta pessoas do consultório. Falta de cuidado com os dentes pode gerar de doenças respiratórias até AVCs

O brasileiro historicamente não tem os cuidados adequados com seus dentes e ainda sofre, em grande parte, de uma doença crônica com nome de filme de terror barato: ODONTOFOBIA! É uma espécie de ampliação do bom e velho medo de dentista que, apesar de ter algo de engraçado, pode acarretar, além de cáries e infecções, outros males que são relacionados ao estado dos dentes, que vão de doenças respiratórias até AVCs.

Inclusive um estudo do National Center for Biotechnology Information (NCBI), nos Estados Unidos, até ligou a periodontite — doença gengival crônica — ao diabetes.

Isso pode acontecer como reflexo de alguma experiência negativa do passado ou simplesmente por efeito de fantasiosas estórias alheias. Muitas vezes este medo é incutido pelas próprias mães, que tratam a ida ao dentista como um castigo.

A Dra. Ana Paula Amorim tem uma legião de pacientes curados deste “mal” e acha importante que ele seja combatido com firmeza. “Não há nenhum motivo para isso, ainda mais com os recursos que nós temos para trabalhar hoje e que praticamente eliminam qualquer possibilidade de experiência ruim na cadeira. Se alguém tem esse problema, deve ter em mente que ele pode causar outro muito maior: prejuízos sérios para sua saúde e não só dos dentes”, diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here