O investimento que dá certo

Especialista em RH, Mônica Marçulo, explica os benefícios do treinamento

Um dos maiores desafios de uma equipe de Recursos Humanos é criar estratégias para que os funcionários se sintam motivados e capacitados dentro da empresa. Parece simples, mas não é. Para Mônica Marçulo, diretora de RH da Apoio, instituição atuante no ramo da higienização hospitalar e composta por 6.000 colaboradores, o treinamento é uma maneira fundamental de investir numa companhia, independente da área. “Colaboradores bem treinados produzem mais e melhor. É um investimento que a empresa faz para seu crescimento”, comenta. De acordo com a profissional, as capacitações causam um impacto positivo não apenas no capital da instituição, mas no funcionário também. “O colaborador percebe o incentivo da empresa em seu desenvolvimento e gerando o engajamento da equipe e o sentimento de importância no processo”.

No caso da Apoio, a eficiência e produtividade estão aliados a uma grande responsabilidade. Isso porque a empresa presta serviços dentro de hospitais, ou seja, os colaboradores estão trabalhando diretamente com o cliente, em um ambiente passível de infecções. “Os treinamentos que fazemos dentro da Apoio, por exemplo, reforça os protocolos que devemos seguir, o que evita falhas e rupturas no procedimento”, explica. Segundo a diretora de RH, com vasta experiência na área de capacitação, quanto mais treinamentos forem realizados em equipe melhor. “O ideal é que seja, pelo menos, trimestral, mas nem sempre um programa de desenvolvimento consegue abraçar essa necessidade”.

Outro ponto positivo dos encontros é mostrar aos funcionários que o setor de Recursos Humanos não é inacessível, como muitos pensam. O contato maior entre colaboradores de diferentes áreas só traz benefícios para todos. A especialista explica que a aproximação durante as capacitações estabelece um canal de comunicação direto e transparente. “Estar ao lado dos nossos funcionários, nos permite verificar também as demandas das equipes alocadas em contratos, ter o feedback das lideranças e corrigir possíveis desvios comportamentais ou intercorrências que ocorram no cotidiano. O treinamento aproxima e cria um vínculo, onde o colaborador passa a se sentir bem atendido e passa a contar diretamente com o suporte do RH”, analisa.

E a motivação é crucial para que o colaborador se sinta parte do crescimento e dos processos elaborados por uma empresa. “Claro que a motivação é uma experiência variável. Cada pessoa absorve de uma forma. Mas em linhas gerais, o funcionário se sente importante com o investimento e preocupação da empresa com seu desenvolvimento. Treinamento é parte do pacote de benefícios”, pontua Mônica.

Motivação da equipe, engajamento, desenvolvimento técnico e comportamental, integração da empresa com o RH, melhoria ou aprimoramento na didática de treinamento e seus processos, são alguns dos benefícios listados por Mônica. “Quando conseguimos perceber essas atitudes nos colaboradores, nós também saímos ganhando”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here