Uma grande mudança no setor de alimentos está ocorrendo devido à crescente demanda dos consumidores por produtos de origem vegetal. E pensando nisso, o Grupo Mantiqueira acaba de lançar seu primeiro substituto do ovo para o preparo de receitas: o N.Ovo, uma versão plant based do ovo para quem segue este tipo de dieta, caracterizada pela eliminação de alimentos de origem animal ou pela intolerância ou alergia ao alimento. A ideia do produto, que tem como ingrediente principal o amido de ervilha e vem no formato de pó, é substituir os ovos em diversas refeições, como bolos, pães e massas.
Ele não substitui os ovos no preparo de omeletes ou ovos mexidos e também não tem as mesmas propriedades do ovo em casca, ou seja, não preserva o valor nutricional do mesmo. Porém, uma característica se destaca: além de ser inodoro, enquanto o ovo in natura tem a validade aproximada de 28 dias, o N.Ovo dura 10 meses após a fabricação.
“Antes de lançarmos o N.Ovo. fizemos muitas pesquisas em feiras ao redor do mundo. Tivemos acesso a todos os produtos que substituem ovos e fizemos alguns testes até chegarmos nesse que julgamos ser a melhor solução, tanto pela aplicabilidade quanto pela saudabilidade” – conta Amanda Pinto, do Grupo Mantiqueira.
A proporção do uso do produto em receitas acontece da seguinte forma: 1 ovo de 50g = 11g de N.OVO + 39ml de água. Junto com o produto, os consumidores receberão um medidor para adaptarem a receita. O N.Ovo será vendido em grandes redes de supermercados, empórios e lojas de produtos naturais, e futuramente, farão parte do recém lançado Clube do Ovo, serviço por assinatura com entrega programada de ovos em domicílio criado pela marca.