“Construí uma carreira muito bem-sucedida e um equilíbrio entre vida, família, desenvolvimento intelectual e amizades que considero razoavelmente balanceada. Sou muito planejado, organizado e disciplinado, o que me fez muito cartesiano também. Em minha trajetória fui exercitando a flexibilidade, o pensamento lateral e ressignificando os conceitos de vitória, conquista, sucesso e fracasso.”

Qual é a matéria-prima que molda um verdadeiro CEO? Ninguém melhor para responder a essa pergunta do que um bem-sucedido administrador, com ampla experiência no comando de conceituadas companhias do país. Este é Felipe Gutterres, economista especializado em estratégia e desenvolvimento de negócios, que decidiu dividir as experiências positivas e negativas de sua trajetória no livro “O Próximo Passo – O guia prático de um CEO para a sobrevivência dos sonhos” (R$ 55,00/R$ 39,00 versão digital).
A obra, que marca sua estreia como autor, reúne as lições valiosas aprendidas durante as aplicações das teorias estudas por ele no MBA Executivo na COPPEAD e em sua especialização na Harvard Business School. “Minha motivação sempre foi devolver para a sociedade o que aprendi na vida pessoal e profissional com os meus erros e acertos, com o objetivo de ajudar jovens líderes, talentos, empreendedores, inovadores e estudantes a definirem o que é relevante, ressignificarem vitória e chegarem aos seus sonhos de forma prática”, afirma Gutterres.
A própria publicação é uma prova das realizações do economista, que sempre almejou escrever um livro e usou o período da quarentena, com todas as reflexões trazidas por ele, para colocar as mãos à obra. Ao longo de 15 capítulos, Gutterres propõe diferentes momentos para o leitor, desde a análise de sua própria história como alicerce para a trajetória a ser construída, passando por uma redefinição do que é sucesso e visitando modelos de negócio de sucesso, até chegar em exercícios práticos para a criação de um caminho bastante particular àqueles que desejam empreender, inovar e alcançar o topo da profissão.
O texto apresenta com clareza desafios e soluções de negócio, e ainda aborda o impacto da transformação digital em empresas e carreiras que certamente levarão empreendedores, além de estudantes, executivos e interessados sobre o tema, a se desenvolverem a partir de exemplos concretos. Como uma aula prática, certamente se tornará o livro de cabeceira para futuros líderes.
O livro conta ainda com participações bastante especiais. Para compor a introdução, Gutterres convidou um time de peso a contribuir a partir da provocação “O que é relevância para você?” – são eles: Renata Monteiro, CEO da Apsis Consultoria; Cezar Baião, CEO da Wilson Sons; João Cesar Lima, co-CEO do Grupo Case Benefícios e Seguros; e Ruth Castro, CEO da SH. “Quando comecei a escrever, sabia que este não seria um trabalho individual. Afinal de contas, não construímos nada sozinhos. Por isso, busquei inspiração em pessoas competentes e que admiro o trabalho”, lembra o autor. “É sempre muito bom ver um projeto importante se concretizar desta forma, depois de muito trabalho, planejamento e foco”, conclui.
O autor
Felipe Gutterres é economista formado pela UFRJ, com MBA Executivo na COPPEAD e especialização na Harvard Business School na área de gestão. Ex-presidente do Harvard Business School (HBS) club of Brazil, Gutterres também é conselheiro da Fábrica de Startups, um dos maiores hubs de inovação no país, e membro do Harvard Angels. Além de ser um executivo com longa e bem-sucedida trajetória como CEO e CFO em empresas de óleo e gás e infraestrutura, Gutterres é também especializado em estratégia e desenvolvimento de negócios, com foco em tecnologia e promoção do ecossistema de inovação nacional.