São diversas estratégias realizadas pelos supermercados para atrair os consumidores e aumentar o volume de vendas, entre uma das mais simples, porém eficazes táticas é a organização das prateleiras. A Rede UNNO de supermercados preparou cinco dicas indispensáveis para atingir o objetivo mais rápido:
- Dar visibilidade aos produtos certos
Se o objetivo for vender mais, a seleção dos produtos que tem um valor maior e os mais buscados pelos clientes, deverão estar localizados na “área nobre”, ou seja, ao centro e na parte superior das prateleiras, já que são as consideradas enfocadas pelo campo de visão do consumidor.
- Arrume os produtos de alto giro
Como são produtos que tem um grande giro, eles podem ficar “fora” do campo de visão principal, que o consumidor não deixará de procurar por eles. Essas mercadorias devem ficar alojadas nas partes inferiores das prateleiras, fora da “área” nobre mencionada anteriormente.
- Verticalização de produtos
Essa é a técnica pensada em criar uma experiência para o cliente. . É possível verticalizar os produtos de acordo com o tipo, cor e tamanho. A melhor escolha só pode ser decidida pelo gestor após estudos e experimentações. O ideal é agrupar todos os itens da mesma categoria no mesmo corredor, exemplo: produtos de limpeza, não só facilita ao cliente achar o que procura como também comprar produtos semelhantes que não estavam inseridos na lista.
- Produtos direcionados as crianças
É normal os pais levarem os filhos nas compras, seja do dia-a-dia, quanto mensais, tornando-as possíveis consumidoras também, uma vez que é comum que elas peçam aos adultos para comprarem o que querem. Então a dica é colocar guloseimas e pacotes coloridos, extremamente visuais, nas prateleiras mais baixas, onde elas tenham alcance.
- Sentido direita-esquerda
É comum que os clientes na hora da compra transitem da direta para a esquerda dentro do supermercado por conta do fluxo. Sendo assim, o produto de maior giro tem mais chances de venda devem ficar nas gôndolas à direita do corredor, assim, quando o cliente circula pelo local, a atenção se voltará para aqueles itens que possuem mais saídas.