Natura triplica receita online investindo em marketing digital

André Palis
André Palis

São Paulo – A Natura aumentou seu ROI em 184% em mídias online, alcançando ainda um crescimento de 209% em receita. Os dados são comparações do terceiro trimestre de 2016 com o mesmo período de 2017. Os resultados em um período de um ano são fruto de um trabalho profundamente estratégico desenvolvido pela Raccoon, referência em marketing digital no Brasil. Um ponto curioso é que para chegar a este retorno não foi necessário triplicar o investimento, muito pelo contrário: houve um acréscimo de apenas 9% no aporte, o que revela o potencial disruptivo da estratégia implantada pela agência.

Em um balanço geral das principais mídias, fica evidente que as otimizações constantes desenvolvidas pelo time Raccoon garantiram números significativos. Para se ter uma ideia, foi possível obter 209% de crescimento de receita e 110% de conversões em Google. Já em Facebook Ads, a estratégia viabilizou um aumento de 192% do ROI.

De acordo com o Gerente de E-commerce da Natura, Rafael Carvalho, o empenho das equipes foi a chave para esses resultados tão expressivos. “A integração dos times de mídias, B.I e T.I. mostrou o poder do uso dos dados na tomada de decisão e gestão, trazendo um crescimento incrível e progressivo em todas as frentes. Temos a confiança de que, com a expertise do time da Raccoon e com a continuidade do trabalho sólido que já vem sendo realizado, vamos crescer ainda mais e alcançar resultados surpreendentes”, afirma o executivo.

Para o sócio-fundador da Raccoon, André Palis, esses indicadores são extremamente gratificantes. “Quando a parceria com a Natura começou, em maio de 2016, a empresa já estava em processo de digitalização, mas enfrentava uma série de desafios com sua estratégia de mídias digitais. Para reverter esse quadro, os times da Adwords, Facebook, B.I. e T.I. criaram um planejamento integrado de mídias e atuaram de maneira efetiva em cada detalhe. Foi um trabalho árduo, mas bem-sucedido. Isso mostra que estamos no caminho certo”, avalia.

Do problema à solução

Conforme pontuado por Palis, o cenário encontrado na Natura era desafiador e exigia medidas efetivas. Neste contexto, inicialmente, o primeiro passo foi corrigir os problemas de trackeamento, o que foi feito por meio de tags criadas especialmente para o projeto, possibilitando a criação de acompanhamentos estratégicos acessíveis através do Google Analytics e outras ferramentas de inteligência de dados desenvolvidas pela Raccoon.

“A partir daí, promovemos análise do histórico de mídias e ajuste do modelo de atribuição para melhorar a alocação do investimento mensal. Também testamos constantemente novas mídias para encontrar as que mais traziam resultados e estruturamos o shopping com objetivo de maximizar os resultados de busca. Dessa maneira, conquistamos uma taxa de conversão muito maior”, detalha Palis.

Já no Facebook, os esforços se concentraram nas segmentações, que se dividiam em bases, remarketing e novos usuários. “Essas segmentações foram criadas através de uma profunda análise de comportamento, definindo melhores compradores, atingindo usuários que navegaram e realizaram determinadas ações em páginas específicas, além da definição de interesses e criação de públicos”, complementa.

Raccoon
Fundada em 2013 pelos administradores André Palis e Marco Túlio Kehdi, ex-executivos do Google, a Raccoon é uma das maiores agências de marketing digital do país. A empresa nasceu a partir da percepção dos sócios enquanto ainda atuavam no Google de que o mercado publicitário em geral entrega resultados abaixo das expectativas e sem alinhamento com a estratégia de negócio do cliente. Foi então que tomaram a decisão de montar uma agência de marketing composta integralmente por profissionais de exatas de universidades públicas e de criar processos de excelência que gerassem resultados concretos capazes de impactar verdadeiramente o negócio do cliente.

Para viabilizar a ideia, Palis e Kehdi montaram sua sede em São Carlos, no interior de SP, e absorveram engenheiros de instituições como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o que garantiu uma equipe altamente qualificada e, por consequência, competitividade de mercado. Quatro anos mais tarde, a escolha se comprovou acertada: a Raccoon hoje é responsável pelo marketing digital de mais de 70 grandes players do mercado nacional e internacional como Natura, Sony Pictures, Fast Shop, Leroy Merlin, Bridgestone e UOL, entre outros. Essa carteira é atendida por mais de 190 colaboradores, que atuam em cinco frentes: mídias de performance, mídias sociais, business intelligence, TI e inbound marketing.

Os cases de sucesso garantiram ainda uma série de premiações para a empresa. A Raccoon foi eleita por quatro vezes consecutivas (2015, 2016, 2017 e 2018) a melhor agência de marketing de performance do Brasil pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), recebeu o prêmio de melhor agência da América Latina no Google Premier Partner Awards (2017) em duas categorias – sendo Top 3 do Mundo em uma delas –, e ficou em 4º lugar na sexta edição do prêmio Great Place to Work na categoria “Agências de Comunicação”, no mesmo ano. Mais informações:http://www.raccoon.ag/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here