Kube Arquitetura reposiciona marcas no mercado através de arquitetura sensorial

Laundry Express Copacabana
Laundry Express Copacabana

Não é apenas um modismo e sim, modernidade. A cada dia que passa a arquitetura sensorial tem mostrado cada vez mais ser  a nova aliada dos empresários na hora de comunicarem suas ideias e, principalmente, se fazerem entender da forma correta. Um projeto mal feito pode afundar um empreendimento promissor ao passo que uma identidade visual bem elaborada e representativa pode ajudar uma simples ideia a alçar belos voos. É aí que entra o trabalho da Kube Arquitetura, focada em projetar espaços que se conectam emocionalmente às pessoas, através de sua expertise em Arquitetura Sensorial e Design e Emoção. Especializada em projetos comerciais, a Kube usa a arquitetura como aliada do marketing, disseminando a ideia de que este é um ponto chave para o posicionamento, reposicionamento e expansão de marcas.

Há quase dois anos, a marca Joana João procurou Juliana Neves, dona do escritório, para que a arquiteta os ajudasse a retomar o caminho do sucesso trilhado há mais de trinta anos. A grife infantil, que chegou a ter 30 lojas nos tempos áureos, atuou no último ano no e-commerce para se dedicar ao estudo do branding.  A marca acabou de passar por uma reestruturação em toda sua identidade visual  e está repaginada.  A expectativa após a implementação da mudança é abrir 5 lojas próprias até o final de 2018 e em 2019 expandir para o modelo de franquias. Apesar da intenção de vender franquias ter ficado para daqui a dois anos, o projeto ficou tão encantador que, segundo o marketing da marca, já houve quem entrasse na loja para obter informações sobre o assunto.  

Outra marca que usou e abusou da ideia de se posicionar no mercado através da imagem e hoje é símbolo de sucesso é a Outer Shoes. Com o  conceito “Jardim Urbano”, criado pela Kube para todas as lojas da marca, o objetivo do projeto é o de destacar a Outer das demais lojas através da criação de um pequeno oásis no corredor do shopping; uma atmosfera que cria uma forte conexão emocional entre a marca e o cliente.o projeto destacou as vitrines, sempre posicionadas de acordo com o melhor fluxo de pessoas, e as entradas são dimensionadas de forma que o cliente se sinta convidado a entrar. Além disso, Juliana Neves projetou não só os espaços como também os móveis para, que tudo ornasse de maneira perfeito. O projeto já foi premiado internacionalmente e a Outer Shoes segue crescendo e abrindo diversas franquias pelo país.

Já a Laundry Express, rede de lavanderias com três lojas, decidiu investir na mudança do projeto arquitetônico após enxergar que os clientes levavam as roupas mais simples para serem tratadas lá enquanto as peças mais finas, de qualidade, eram entregues aos cuidados de lavanderias maiores, simplesmente porque a “simplicidade” do ambiente não conferia confiabilidade. Após a mudança da arquitetura na primeira unidade, a equipe de marketing fez uma pesquisa interna eu revelou que 80% das entradas na loja aconteciam por conta do fascínio que a fachada nova provocava. Além disso, o novo projeto proporcionou a visualização total dos serviços, o que gerou em todos os clientes segurança. O investimento deu resultados e a Laundry está reinaugurando a terceira loja, em Copacabana.

“A arquitetura sensorial é uma preocupação que vai desde o som, passando pelo cheiro, até a imagem. É um mercado que está amadurecendo no Brasil”, afirma Juliana Neves, dona da Kube Arquitetura.

www.kubearquitetura.com.br

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