Junior Achievement de portas abertas para o público

Na 35ª edição da Feira de Miniempresas no Rio de Janeiro, a ONG convida o público para participar de atividades gratuitas no Shopping Downtown

Em 2018, o programa carro-chefe da Junior Achievement – o Miniempresa – comemora 35 edições no Rio de Janeiro com uma programação especial para crianças, jovens e adultos interessados em educação e empreendedorismo. O Junior Achievement Day terá a entrada franca e acontecerá no dia 25 de agosto, com início às 11h30, no Shopping Downtown. Além de participar de painéis, oficinas e dinâmicas, os visitantes terão oportunidade de conhecer os produtos desenvolvidos por jovens do ensino médio de 21 instituições de ensino do Rio de Janeiro participantes desta edição do Miniempresa.

No programa, que acontece em diversos países do mundo, os jovens vivenciam uma experiência prática de negócio por meio da operação de uma empresa.  “Os alunos aprendem a identificar as necessidades do consumidor, os conceitos de oferta e demanda, a valorizar atitudes empreendedoras e tomam consciência dos benefícios do método ‘aprender-fazendo’”. Explica Mariana Carvalho, Presidente da JA Rio de Janeiro, complementando que a ONG já beneficiou mais de 260 mil jovens só no estado do Rio.

As 21 miniempresas deste ano desenvolveram uma gama diversificada de produtos, que vão de amplificadores de som feitos de caixa de leite a kits de viagem, cangas que se transformam em bolsas e protetores de calcanhar.  A Escola Técnica João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu, desenvolveu a Greenpen – uma caneta feita de papel semente que pode ser plantada após sua utilização. A Escola Gay Lussac, de Niterói, também apostou na sustentabilidade e criou um caderno semente, a Escreverde.   

O evento é organizado pela JARJ e o Nexa – grupo de ex-alunos da Junior Achievement – e terá participação de especialistas em educação e empreendedorismo. Gustavo Glitz, CEO de uma das maiores plataformas de startups do Brasil, a Startse, fará abertura do evento com uma palestra sobre o futuro da educação. No período da tarde, haverá uma oficina prática de orientação profissional para jovens sob orientação da E-talent, empresa com mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas. As crianças também poderão participar da oficina STEM , uma introdução lúdicas ao campo do conhecimento composto por ciências, tecnologia, engenharia e matemática.  No encerramento, haverá show da banda Mapajós e participação do DJ Matheus Moura, ambos os integrantes das atrações são ex-alunos da JA. 

“Quando a Junior Achievement chegou ao Rio de Janeiro, em 1999, o tema educação empreendedora ainda era um tabu. De lá para cá muita coisa mudou, as escolas hoje reconhecem cada vez mais a importância de criar condições para que os jovens possam desenvolver esta atitude empreendedora.  Então nosso objetivo neste dia é mostrar para o público do que estes jovens empreendedores são capazes e ao mesmo tempo oferecer uma programação estimulante para toda família. O ambiente é de muito aprendizado, integração e descontração, vale muito a pena conferir”, convida Camila Aguiar, Diretora da JARJ.

Serviço:

Evento – Junior Achievement Day
Data – 25 de agosto
Horário – das 11h30 às 21h
Entrada gratuita
Local – Shopping Downtown – Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here