Jogadores brasileiros que marcaram gols em Copas do mundo

O Brasil tem o recorde de maior número de conquistas de Copas do mundo, totalizando cinco campeonatos, tendo o mais recente acontecido em 2002. Foi o país que ganhou o maior número de pontos na história das Copas do mundo e é o segundo que marcou mais gols (221 até o momento). 77 jogadores diferentes fizeram gols, alguns mais produtivos que outros, como Pelé e Ronaldo.

Para a Copa do mundo de 2018, os anfitriões de 2014 são os segundos favoritos ao título, ficando atrás da atual campeã Alemanha, que vai buscar dominar as apostas na bolsa esportiva quando eles tentarem vingança pela humilhação sofrida na copa que perderam em casa.

A primeira Copa do mundo aconteceu no Uruguai, em 1930. O Brasil compareceu em todas as edições desde então, participando de sete finais e conquistando cinco campeonatos. Apenas o Uruguai e a França venceram o Brasil em finais de Copa do mundo. As únicas duas finais nas quais os detentores do recorde de Copas do mundo não marcaram gols foram as finais de 1994 e 1998:  o time venceu na cobrança de pênaltis contra a Itália, em 1994, depois de 120 minutos sem gols, enquanto a França venceu a final de 1998 em casa, por 3 a 0, em Paris.

O atacante do Fluminense, Preguinho, teve apenas duas participações em competições pelo Brasil, ambas na Copa do mundo de 1930, e marcou gol nas duas. Ele fez o primeiro gol do Brasil em uma Copa do mundo depois de marcar o único gol do Brasil em uma derrota por 2 a 1 contra a Iugoslávia. Preguinho terminou a Copa do mundo de 1930 com três gols e Moderato foi o único outro jogador a marcar pelo time na competição.

Em 1934, a seleção nacional participou de apenas um jogo na Copa do mundo, que foi uma derrota por 3 a 1 contra a Espanha, onde Leônidas marcou o único gol. Em 1938 o time se recuperou, terminando em terceiro lugar e Romeu, Perácio e Roberto marcaram gols, assim como Leônidas.

A Copa do mundo só voltou a ser disputada novamente em 1950 e o time conquistou o número recorde de 22 gols marcados (o maior que eles conseguiram em uma competição de Copa do mundo), chegou à sua primeira final e perdeu para o Uruguai. Foi na competição de 1954 que o time marcou seu 50º gol em Copas do mundo. Julinho marcou o segundo gol na derrota por 4 a 2 contra a Hungria nas quartas de final.

Pelé

O 100º gol do Brasil em Copas do mundo aconteceu na copa de 1970, no México, quando até a final, o time já tinha marcado uma impressionante quantidade de 15 gols na competição. No jogo contra a Itália, foi o lendário jogador Pelé que abriu o placar e com isso marcou o 100º gol. A Itália conseguiu marcar um gol, mas o talento do ataque da equipe foi demais para os italianos, que acabaram por sucumbir e foram derrotados por 4 a 1, dando à seleção brasileira a terceira conquista de um título de Copa do mundo.

O marco seguinte aconteceria na edição em que eles quebraram o recorde e conquistaram o quarto título. O capitão Raí marcou um pênalti contra a Rússia no primeiro jogo da fase de grupos do Grupo B, na Copa do mundo de 1994, realizada nos EUA. Eles chegaram até a final e mais uma vez jogaram contra a Itália. No entanto, dessa vez nenhum dos times balançou a rede nos 120 minutos de jogo e a Itália acabou perdendo na cobrança de pênaltis por 3 a 2, dando ao adversário o recorde de quatro títulos de Copas do mundo.

O 200º gol aconteceu na competição de 2006, na Alemanha, quando Adriano marcou o segundo gol brasileiro na vitória de 3 a 0 contra o Gana, nas oitavas de final. O lendário atacante Ronaldo marcou o 199º gol pela seleção e Zé Roberto marcou o 201º. Esses seriam os últimos gols brasileiros na competição, já que a seleção perdeu por 1 a 0 para a França nas quartas de final, depois de Thierry Henry marcar o único gol dos campeões de 1998.

O 221º e mais recente gol foi marcado em 2014 pelo jogador de ataque do meio-campo Oscar, que marcou o único gol da seleção anfitriã na humilhante derrota por 7 a 1 sofrida contra a atual campeã Alemanha. A derrota aconteceu na semifinal da competição e apesar de o jogo contra a Holanda ter sido uma disputa pelo terceiro lugar, eles não conseguiram balançar a rede e sofreram mais uma humilhação ao perderem o jogo por 3 a 0.

O jogador que tem o recorde de maior número de gols marcados pela seleção brasileira é o Pelé, que conseguiu marcar 77 gols em 92 jogos enquanto seu colega, o lendário Ronaldo, fica em segundo com 62 gols em 98 participações. Atualmente Neymar é o quarto maior artilheiro com 53 gols em 83 jogos. No entanto, com apenas 26 anos, ele tem grandes chances de ultrapassar ambas as lendas do futebol e de criar seu próprio legado.

Desde a Copa do mundo de 2014, a equipe se tornou mais focada no talismã Neymar, que sofreu uma lesão nas quartas de final da competição de 2014. Isso teve grande impacto no time já que ele era o garoto-propaganda da equipe e esperava-se que ele levasse o time à vitória.  Sem a influência de Neymar, a seleção pareceu perdida. No entanto, em 2018 ela tem a oportunidade de mudar isso e com jogadores como Gabriel Jesus e Philippe Coutinho se destacando cada vez mais, a pressão sobre Neymar diminuirá.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here