Instituto Sicoob atende mais de 1.500 pessoas durante Consultoria Financeira no Rio

A ação foi desenvolvida à 6ª Semana Nacional de Educação Financeira do Banco Central (BACEN)

Com o objetivo de promover um serviço de utilidade pública para os cidadãos cariocas e desenvolver a educação financeira da população, o Instituto Sicoob realizou entre os dias, 20 e 24 de maio, Clínicas Financeiras, no Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro. A ação foi gratuita e contou com diversas palestras sobre economia, finanças e investimentos pessoais. Durante os cinco dias de evento, 1.500 pessoas participaram de clínicas financeiras e palestras durante todo o dia.

Um time de 86 voluntários ministrou palestras diariamente, além de analistas e planejadores financeiros do Sistema Sicoob Rio e da Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros), que tiraram dúvidas do público em clínicas financeiras individuais. Os temas mais procurados pelos cariocas foram: dívida com cartão de crédito, endividamento com bancos, financiamento, planejamento financeiro domiciliar e como poupar e investir um dinheiro extra no final do mês.

O autônomo, Luiz Jorge de Souza, de 55 anos, foi um dos participantes que optou pelo atendimento personalizado para regularizar seus documentos pessoais. “Achei que meu CPF estava suspenso. Vim aqui e soube que está ativo. Além disso, recebo um salário pelo meu trabalho por fora e queria aplicar esse investimento. Os planejadores me ajudaram bastante”, contou.

Há três meses como jovem mensageiro no Tribunal de Justiça do Rio, Abraão Bernardes aproveitou o evento para contar ao público presente, que aos 21 anos, acabou de construir sua casa própria junto a sua noiva, com muito planejamento e economia. “Eu e minha noiva tínhamos que pensar no nosso futuro. Na época, nós dois éramos autônomos. Fomos juntando dinheiro e hoje conseguimos realizar nosso sonho da casa própria.

O superintendente do Instituto Sicoob, Luiz Edson Feltrin, ressalta que a Semana ENEF de Orientação Financeira é um movimento que tem se espalhado por todo o Brasil. “A ideia é levar a discussão da educação financeira para toda a população, mas também, que isso possa reverberar no meio da família, no meio das empresas, porque é com essa agenda que nós vamos melhorar a situação do nosso País”, explica.

De acordo com o executivo, a importância dessas ações é fundamental para promover a cidadania financeira no Brasil. “Se somos educados financeiramente de forma adequada, conseguimos tratar do assunto com os gerentes das cooperativas com mais conhecimento, além de aproveitar as melhores oportunidades de investimentos para o meu perfil, como fazer polpação e diferenciar uma compra à vista ou no crédito”, explica.

Jonathan Moura Vidal, funcionário público e com certificação da Planejar, foi um dos voluntários presentes na Semana. De acordo com ele, muitas pessoas foram em busca de alternativas para driblas o endividamento com as parcelas do cartão de crédito. “A Semana de Clínicas Financeiras, aqui no Rio de Janeiro, é primordial para os cidadãos que não sabem por onde começar a quitas suas dívidas. Mostrei para essas pessoas que vieram buscar atendimento que há sempre uma saída. O importante é priorizar as contas emergências e fazer sempre uma reserva no final do mês”, comentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here