Pão de Açúcar apresenta evolução no formato de lojas e reinaugura três unidades no Rio

Após maturação de formato iniciado em 2017, rede de supermercados apresenta evolução contemporânea que engloba aprendizados obtidos em cocriação com consumidores e unidades laboratórios

O Rio de Janeiro recebe a evolução do novo formato de lojas do Pão de Açúcar (Geração 7) com a reinauguração de três unidades emblemáticas do estado fluminense neste fim de ano. O processo começa a renovação das lojas do Recreio, Leblon Ingá, em Niterói. Com a mudança, as lojas passam a contar com um novo conceito que revitaliza as unidades para um modelo mais fluído, mais experimental, mais social e mais exclusivo. O projeto é resultado direto dos encontros geracionais de cocriação com clientes realizados nos últimos dez meses e também reflete os aprendizados obtidos com as unidades laboratórios do Pão de Açúcar, onde a rede implementou e testou diversas iniciativas sob o conceito “Test and Learn” durante o mesmo período.

Atualmente, as lojas da marca que já operam sob o conceito Geração 7 apresentam uma performance de vendas 12% superior em relação às lojas da geração anterior. Com o plano de revitalizações para a evolução do formato, serão 63 unidades reformadas até o fim do 1º trimestre de 2020, representando uma participação de cerca de 70% da receita do Pão de Açúcar. Além das lojas fluminenses, já foram revitalizadas também a unidade do Lago Norte, em Brasília, do bairro Cambuí, em Campinas/SP, e duas unidades na capital de São Paulo, no Jardim Paulista e na Vila Olímpia.

“A inovação está totalmente conectada à história do Pão de Açúcar. Há mais de 20 anos, fomos a primeira rede a atuar com e-commerce, quando a internet ainda engatinhava no Brasil, e a ofertar produtos orgânicos em nossas lojas – hoje uma tendência crescente de consumo. Nos últimos meses, apertamos o passo para entender como podemos evoluir a experiência de compra de nossos clientes com ainda mais foco dentro do conceito de omnicanalidade, para que ele possa consumir da maneira como, onde e quando quiser”, analisa Laurent Cadillat, Diretor Executivo do Pão de Açúcar. “A partir de nossa primeira loja, em São Paulo, temos agora um modelo evoluído para as próximas aberturas, mantendo viva a característica de inovação que acompanha a história do Pão de Açúcar e recebendo continuamente novidades para que possamos continuar testando novos formatos e soluções diariamente”, completa o executivo.

GERAÇÃO 7
A Geração 7 de lojas está baseada em quatro pilares que redesenham completamente a experiência de consumo: Experimental, Exclusivo, Social e Fluído. Os conceitos trazem um layout que revitaliza o fluxo, reforça a integração de transformação digital ao processo de compra, valoriza espaços verdes e as seções de produtos sustentáveis, além de ampliar o sortimento de produtospremium e trazer a criação de espaços de convivência com produtos prontos para o consumo. 

Dentro do pilar Experimental, estarão abarcadas todas as iniciativas executadas sob o conceito “Test and Learn”, mantendo viva a característica de unidade laboratório que permeia o projeto, dando continuidade aos lançamentos de novos produtos, serviços e conceitos inovadores para avaliação de viabilidade comercial e operacional. Com o vértice Exclusivo, o Pão de Açúcar reforça o seu pioneirismo em produtos que são vendidos somente nas lojas da rede e continua trazendo tendências mundiais de consumo, seja por meio de grandes marcas nacionais e internacionais, ou foodtechs que desenvolvam produtos diferenciados e inovadores. O pilar também reforçará os produtos de Marcas Exclusivas, como Taeq, Qualitá, Casino, Club des Sommeliers e todas as novidades de Cheftime, trazendo cada vez mais novidades e agregando qualidade a preço competitivo. 

Já o conceito Social está diretamente ligado a novas experiências de convivência para o momento de compras, como a completa reformulação do Espaço Café, que agora conta com espaços internos e externos e um cardápio completamente reformulado repleto de soluções prontas para o consumo imediato ou para viagem (Pra já + Pra Levar). Por fim, o pilar Fluído agrupa todas as tecnologias que permitem otimizar a experiência de compras, a exemplo do Pre-Scanning, modelo de pagamento em que um operador realiza o escaneamento de todas as compras do cliente e o direciona para o caixa com menor demanda no momento. Ou o modelo de Self Checkout (ou “autoatendimento”), em que o próprio cliente pode realizar a finalização de suas compras de maneira rápida e prática, entre outras modalidades avaliadas sob o conceito de Test and Learn nos últimos meses.

CONFIRA AS PRINCIPAIS NOVIDADES DA NOVA LOJA PÃO DE AÇÚCAR:

Novo layout:  O layout da unidade foi totalmente reformulado para ajustar o fluxo de compras, tornando a jornada de compra mais intuitiva e lógica. Um exemplo são as categorias de Padaria e Frios, e Açougue e Peixaria, que foram realocadas para otimizar a compra de produtos em combinação. Nas seções de Mercearia, todas as gôndolas e mobiliários foram renovados para opções que ressaltam cada categoria de produtos, como a Adega, que ganhou um novo corredor, personalizado para se adequar à exclusividade do sortimento oferecido pela rede, e o Espaço Saudável, onde a exposição dos produtos também foi repensada para valorizar o frescor, a qualidade da seleção e a variedade única do Pão de Açúcar.

Nova linguagem visual: A comunicação visual foi totalmente redesenhada para facilitar o destaque das seções que foram criadas, ampliadas e ou modificadas, além de ganharem frases divertidas como “Tem Pão no Pão” para a categoria Padaria. 

FLV e Produtos Sustentáveis: O novo layout agrupa os produtos da seção de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) em gôndolas mais baixas para ampliar o campo de visão do cliente. Os produtos da seção de hortifrúti agora estão integrados à inovação da Horta Vertical, conceito conduzido com startups parceiras, que disponibiliza uma horta natural repleta de produtos ultrafrescos que podem ser colhidos na hora. 

Juice Bar: Além dos produtos de FLV, a entrada das unidades também trazem o Juice Bar, onde produtos frescos podem ser encontrados ou produzidos na hora pelo cliente, como o Suco de Laranja natural, ou as bandejas de frutas cortadas e prontas para o consumo. 

Novo Espaço Café (Pra já + Pra levar): O novo Espaço Café foi desenvolvido para harmonizar com a experiência de compras do cliente, e está destacado em suas seções: um espaço interno na loja com jardim suspenso para tornar a experiência do cafezinho ainda mais aconchegante, e um deck externo, voltado para a Rua Batataes, onde os clientes poderão desfrutar de cardápios e programações especiais, como cafés de manhã e momentos de happy hour com música ambiente. Outra novidade do Espaço Café serão os balcões diferenciados “Pra já”, com um cardápio focado em pratos e lanches prontos para consumo na loja, e “Pra levar”, com pratos para levar para viagem.

Guichê Cheftime e lançamento de nova linha: Os kits gastronômicos Cheftime, pioneiros no Brasil e com receitas assinadas por chefs convidados e já com todos os ingredientes necessários e nas quantidades corretas, fresquinhos e higienizados, para o preparo das refeições ganham um guichê próprio e com uma novidade: a marca agora oferecerá também porções prontas para o consumo, em quantidades ideais para o almoço e ou para o jantar.

Cava de Queijos: Um novo espaço de serviços onde o cliente Pão de Açúcar poderá adquirir tipos de queijos exclusivos e, inclusive, encomendar produtos com a maturação que desejar. Tudo sob a curadoria do especialista da rede, Fernando Oliveira.

Açougue 1953 by Pão de Açúcar com Dry Aged: Para a categoria de Açougue, haverá um novo formato premium 1953 by Pão de Açúcar, em parceria com a marca Friboi. Nos espaços, os clientes Pão de Açúcar poderão escolher entre uma grande variedade de cortes da marca, além da possibilidade de adquirir e encomendar peças sob o método dry aged, o processo pelo qual cortes de carne bovina in natura são armazenados em temperatura, umidade e ventilação controladas, o que resulta em uma peça com mais maciez e no desenvolvimento de um sabor único

Novas tecnologias de pagamento: A seção de checkout continua com a expansão de iniciativas que já estavam em teste na loja para tornar mais prática a finalização das compras, como o Caixa Express, que permite agendar o horário de atendimento no caixa do supermercado e o Pre-Scanning, onde colaboradores da loja ficam equipados com um leitor móvel e abordam clientes para realizar o pré-escaneamento das compras de forma fácil e rápida, além de uma ampliação dos terminais de Self-Checkout.

Espaço Pet: Os cães de estimação são mais do que bem-vindos no Pão de Açúcar. Para isso, a loja terá um Espaço Pet, com cercadinho e opções comedouro e bebedouro para os pães, além de casinhas inteligentes, em parceria com a startup Pet Parker, para que os donos possam deixar seus cães com tranquilidade enquanto realizam suas compras.

Padaria Rústica: A padaria das unidades também é completamente revitalizada, com produtos exclusivos, como os pães rústicos, com mais de 40 receitas de pães produzidos sob o processo de fermentação natural diretamente pelas lojas, além das demais opções fresquinhas e saborosas de pães, salgados e doces.

Ominicanalidade e Multisserviços: As novidades estão todas integradas com a proposta de omnicanalidade de multisserviços do Pão de Açúcar, como os serviços de e-commerce da bandeira, com as opções Clique & Retire, em que o cliente compra pela internet e retira suas compras diretamente na loja, Express, com entregas das compras online feitas em até 4 horas na comodidade da residência do cliente, além das opções de compras de James Delivery, plataforma de serviços que entrega em menos de uma hora nas localidades onde a operação já está disponível.

Aplicativo Pão de Açúcar Mais: O aplicativo da rede, Pão de Açúcar Mais, que é gratuito e fácil de baixar também tem a sua utilização reforçada como um hub de serviços, com atalhos para as compras seja no e-commerce ou via James Delivery, funcionalidades exclusivas, como o Caixa Express, além de contemplar todas as ativações e ofertas exclusivas para os clientes.

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