Marcas e Mercados
No Result
View All Result
  • Login
  • Home
  • Notícias
  • Opinião
  • PR Newswire
  • Livros
PRICING
SUBSCRIBE
  • Home
  • Notícias
  • Opinião
  • PR Newswire
  • Livros
No Result
View All Result
Marcas e Mercados
No Result
View All Result
Home Destaque

Mercado de galpões logísticos em alta

Redação by Redação
março 29, 2021
Reading Time: 3 mins read
0
Leonardo Martins de Almeida

Leonardo Martins de Almeida

O mercado de construções logísticas sai fortalecido da pandemia. A própria crise econômica levou donos de escritórios, galpões ou lojas a se desfazer de ativos para se capitalizar e, consequentemente, reforçar o caixa e evitar dívidas. Para tanto, a estratégia de venda de ativos imobiliários tornou-se uma alternativa vantajosa para empresas que precisam de capital, seja para investimentos, seja para cobrir custos inesperados diante da crise. Esse foi um dos fatores que movimentou o mercado de construção e compra de galpões para locação.
 
Outro ponto a considerar é o exponencial crescimento do e-commerce em mais de 70%, tornando empresas como Amazon, Mercado Livre, Shopee além de outros novos marketplaces que surgiram durante a pandemia e que demandaram uma alta nos contratos de locações logísticas por todo o país. Somando todos estes fatores, em 2020, as locações desses espaços deram um salto, registrando aumento de 134% entre janeiro e setembro, em relação a igual período de 2019. A menor taxa de vacância chegou ao menor patamar já registrada pelo setor desde o início da sua série histórica em 2013, e a expectativa é que esse mercado continue crescendo em 2021.
 
Pesquisa da consultoria JLL mostra que foi registrada média de 17% em todas as regiões monitoradas pela pesquisa, predominantemente São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2021, a taxa deve cair ainda mais, chegando a 15% no Brasil e a 9% no Rio de Janeiro. Em São Paulo, a vacância chegou a próximo de zero, o que reforça a tendência de crescimento do setor. Só no primeiro semestre, a quantidade de galpões alugados no Estado de São Paulo, por exemplo, foi equivalente a 76% do realizado em todo o ano de 2019. As locações atingiram 394 mil metros quadrados no primeiro semestre.
 
Entre as empresas que contrataram novos espaços nos últimos meses estão Mercado Livre, Amazon, Lojas CEM, Leroy Merlin e a Kuehne + Nagel (multinacional suíça de transporte e logística). Juntas, elas representam aproximadamente um quarto das locações no segundo semestre deste ano.
 
O que faz esse mercado permanecer em alta é o fato de os principais locatários serem empresas que não estão sendo afetadas negativamente pela pandemia, como alimentos e bebidas, bens de consumo, farmacêuticas e comércio eletrônico. Mas já percebemos uma demanda também por pequenas empresas que vêm percebendo as vantagens de investir num galpão para ponto de estoque e distribuição de vendas pela internet em vez de uma loja em um centro comercial ou shopping, por exemplo.
 
São empreendimentos que exigem conhecimento técnico, desde a escolha do local até os sistemas construtivos. No atual cenário, este setor é uma das melhores alternativas para empresas que precisam de mais espaço para armazenar mercadoria e manter suas atividades aquecidas. Por ser mais econômico, prático e vantajoso encontrar um lugar já pronto para receber operações logísticas e estoques, evita que a empresa disponha de um valor alto para investir no espaço.
 
Uma tendência para pequenas e médias empresas são os condomínios logísticos, complexo que viabiliza as operações logísticas de diversas empresas em um único lugar. Quando comparado ao galpão individual, esse modelo sai na frente, pois oferece algumas vantagens como: menor custo com segurança patrimonial, limpeza, paisagismo e administração operacional, que são divididos entre todos os “inquilinos”. É uma excelente alternativa para pequenas e médias empresas, pois os terrenos costumam ser divididos em diversos galpões.
 
Já existe uma demanda por encomenda de galpões e disputa entre construtoras para prazos menores de entrega. Os gargalos no setor são mão de obra e matéria prima para construções que acabaram limitadas por conta da pandemia. Mesmo assim, o cenário é promissor e é possível afirmar que  o setor de galpões logísticos segue aquecido e é uma excelente oportunidade para construtoras e investidores.
Redação
Redação
+ posts
  • Redação
    http://www.marcasemercados.com.br/author/redacao/
    Bacardí leva marcas premium para a Sapucaí no Carnaval 2018
  • Redação
    http://www.marcasemercados.com.br/author/redacao/
    Ambev lança VOA, programa que ajudará a transformar a realidade de ONGs do Brasil
  • Redação
    http://www.marcasemercados.com.br/author/redacao/
    Grupo GPS adquire parte da LC Restaurantes, estimando mais de R$ 3 bilhões de receita anual
  • Redação
    http://www.marcasemercados.com.br/author/redacao/
    Inovação do Grupo Perinatal agiliza o atendimento ao paciente
ShareTweetPin
Redação

Redação

Related Posts

Credicard lança conta pagamento 100% gratuita
Destaque

Credicard lança conta pagamento 100% gratuita e jogo para ampliar acesso a cartões de crédito

abril 12, 2021
Uma beleza de franquia: Mulheres ocupam a 3°posição do ranking nacional de empreendedoras durante a pandemia
Notícias

Uma beleza de franquia: Mulheres ocupam a 3°posição do ranking nacional de empreendedoras durante a pandemia

abril 12, 2021
Notícias

etermax lança a etermax Brand Gamification e apresenta um novo universo de soluções de marketing e publicidade

abril 12, 2021
Notícias

Mitsubishi Electric investe globalmente U$ 2 bilhões em P&D

abril 12, 2021
Notícias

YES! Idiomas patrocina Campeonato Carioca 

abril 12, 2021
Notícias

Com apoio da Beijaflore, Memed implementa ações para proteger a privacidade dos usuários da plataforma

abril 9, 2021
Next Post

Matera e BPP fecham parceria para trazer mudanças ao mercado de meios de pagamentos

Leandro Martins de Almeida

Paraguai é a nova menina dos olhos para importadores brasileiros

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias recomendadas

Foto: Léo Macário

Com maior atuação digital, Sicoob registra grande crescimento de cooperados

junho 17, 2020
Kenji Sabanai, superintendente de crédito

TARGET Meio de Pagamentos lança primeira linha de crédito pessoal para caminhoneiro

março 3, 2021

CreditCon abre unidade no Rio de Janeiro

julho 4, 2018
Prix

SuperPrix lança seu cartão de compras

fevereiro 1, 2021
Socios Murillo e Juliana

Startup desenvolve plataforma inédita de personalização de vitaminas, suplementos e fitoterápicos 

março 22, 2021

Últimas notícias

Credicard lança conta pagamento 100% gratuita

Credicard lança conta pagamento 100% gratuita e jogo para ampliar acesso a cartões de crédito

by Redação
abril 12, 2021
0

Credicard lança nesta segunda-feira (12/04) a sua primeira conta digital, um marco na história da empresa de tecnologia para soluções...

Uma beleza de franquia: Mulheres ocupam a 3°posição do ranking nacional de empreendedoras durante a pandemia

Uma beleza de franquia: Mulheres ocupam a 3°posição do ranking nacional de empreendedoras durante a pandemia

by Redação
abril 12, 2021
0

Brasil, abril de 2021: Este é o momento ideal para fazer suas apostas. Para quem tem um dinheiro guardado e...

etermax lança a etermax Brand Gamification e apresenta um novo universo de soluções de marketing e publicidade

by Redação
abril 12, 2021
0

A criadora de aplicativos de sucesso global abre ainda mais o jogo às agências, marcas e anunciantes com uma ampla...

Mitsubishi Electric investe globalmente U$ 2 bilhões em P&D

by Redação
abril 12, 2021
0

Apesar dos sinais de retomada, o setor industrial, como um todo, fechou 2020 com um recuo na produção de 4,5%,...

YES! Idiomas patrocina Campeonato Carioca 

by Redação
abril 12, 2021
0

A rede de franquias YES! Idiomas é uma das patrocinadoras do Campeonato Carioca de 2021. A marca estará em destaque...

Com apoio da Beijaflore, Memed implementa ações para proteger a privacidade dos usuários da plataforma

by Redação
abril 9, 2021
0

A Memed, empresa líder no mercado de receita médica digital, anuncia que realizou um projeto de adequação à Lei Geral de...

Marcas e Mercados

Marcas e Mercados - Saiba mais

Posts recentes

  • Credicard lança conta pagamento 100% gratuita e jogo para ampliar acesso a cartões de crédito
  • Uma beleza de franquia: Mulheres ocupam a 3°posição do ranking nacional de empreendedoras durante a pandemia
  • etermax lança a etermax Brand Gamification e apresenta um novo universo de soluções de marketing e publicidade

Categorias

  • Destaque
  • Direito
  • Esportes
  • Livros
  • Notícias
  • Opinião
  • Tecnologia
  • Turismo
  • Uncategorized

© 2020 Marcas e Mercados - Marcas e Mercados.

No Result
View All Result
  • Home
  • Notícias
  • Opinião
  • PR Newswire
  • Livros
  • Expediente
  • Contato

© 2020 Marcas e Mercados - Marcas e Mercados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In