Câmara de Comércio França-Brasil homenageia o cirurgião Jacques Marescaux na 19ª edição do Prêmio Personalidade

Jacques Marescaux - foto: PHILIPPE ERANIAN
Jacques Marescaux - foto: PHILIPPE ERANIAN

Evento premia personalidades de diversos setores que influenciam a relação bilateral França-Brasil.

Neste ano, a premiação celebra a colaboração na área de tecnologias para saúde

A Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-RJ) realiza no dia 28 de novembro a 19ª edição do Prêmio Personalidade, no Hotel Fairmont Rio de Janeiro, em Copacabana. O homenageado deste ano será o cirurgião Jacques Marescaux, por seu percurso pioneiro em prol da inovação em saúde, com destaque para sua atuação no setor de dispositivos médicos inteligentes, no qual a França ocupa uma posição de liderança mundial. 

Através do IRCAD – Instituto de Treinamento em Técnicas Minimamente Invasivas e Cirurgia Robótica, fundado por ele em 1994, no Hospital Universitário de Estrasburgo, França -, concentrou inicialmente as atenções na prevenção do câncer digestivo, na melhora do diagnóstico precoce da doença e na implementação de novas estratégicas terapêuticas. Dentre suas grandes realizações, destaca-se a primeira cirurgia à distância em nível mundial, conduzida em 2001 a partir dos Estados Unidos em um paciente na França.

A parceria com o Brasil se consolidou em 2011, através da criação do IRCAD América Latina em colaboração com o Hospital de Amor, em Barretos, e se expandiu em 2017, através da implantação de uma unidade no Rio de Janeiro, em colaboração com o UnitedHealth Group Brasil.

Para o presidente da Câmara de Comércio França-Brasil do Rio de Janeiro, Nour Bouhassoun, a homenagem à Jacques Marescaux ressalta as sinergias e oportunidades França-Brasil na construção de projetos e ações no setor de tecnologias aplicadas à saúde.  “Marescaux está à frente de realizações inéditas, que conjugam técnicas médicas, robótica e imageamento, e integram um sistema de inovação aberta que, apoiado no treinamento e especialização de um corpo médico de excelência, inspira e impulsiona jovens empreendedores e startups”, destaca.

Já o cirurgião Jacques Marescaux demonstrou entusiasmo ao saber que seria homenageado. “O Prêmio de Personalidade França-Brasil 2019 me emociona particularmente em razão do grande apreço e estima que tenho por meus amigos e parceiros brasileiros. Considero que não se trata da premiação de um indivíduo, e sim uma homenagem atribuída às equipes do IRCAD, que permitiram essa expansão no Brasil”, conta.

Para Marescaux, as oportunidades para a colaboração França-Brasil no campo das tecnologias em saúde e dispositivos médicos, integrando os progressos em termos de Inteligência Artificial, são imensas. “Estamos efetivamente impressionados com a criatividade do mundo cirúrgico brasileiro, sempre em busca de novas tecnologias”, diz.

O cirurgião acredita que a Câmara de Comércio França-Brasil possa contribuir para acelerar a construção de projetos e ações: “Claramente, no âmbito do IRCAD Barretos e do IRCAD Rio – e à imagem da evolução que o IRCAD teve na França – gostaríamos de desenvolver um biocluster em torno da educação e da formação profissional a fim de permitir a transferência de tecnologias e a criação de startups. A CCI França-Brasil poderia certamente nos apoiar nesse contexto”, ressalta. 

Prêmio Personalidade França-Brasil 
Criado em 2001, o Prêmio Personalidade França-Brasil visa homenagear personalidades de diversos setores que influenciam a relação bilateral entre os dois países, promovendo sua aproximação por meio de atividades nas áreas socioeconômica, política, ambiental, filantrópica, cultural e acadêmica. Desde sua concepção, a premiação já homenageou 22 líderes de diferentes segmentos, sempre buscando o fortalecimento de iniciativas em prol do desenvolvimento, em diversas frentes, do eixo França-Brasil. 

Serviço:

Prêmio Personalidade França-Brasil 2019 
Data: 28 de novembro, das 19h às 23h
Local: Hotel Fairmont Rio de Janeiro 
Endereço: Av. Atlântica, 4240 – Copacabana

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui