5 erros que atrapalham seus investimentos na Bolsa

foto: Pixabay
foto: Pixabay

Muitos investidores que desejam sair da renda fixa optam por começar a investir na Bolsa de Valores, segmento mais conhecido dentre as opções de renda variável. O interesse pela Bolsa vem aumentando progressivamente ao longo dos anos: em outubro de 2019, a B3 atingiu a marca de 1,5 milhão de investidores pessoa física. 

No entanto, trata-se de um segmento que segue a lógica de quanto maior o ganho, maiores são os riscos. Então, diversas coisas precisão ser levadas em consideração para evitar erros comuns, principalmente  entre os iniciantes. 

A seguir, uma lista dos principais equívocos cometidos por quem investe na Bolsa. 

1- Não ser realista

É comum idealizar que ficará rico ao investir em ações. Quem ainda não tem muito conhecimento sobre o funcionamento do mercado pode pensar que a chance de ganhar dinheiro se tornando acionista de uma grande empresa é proporcional ao tamanho daquela companhia. Ou seja, se a empresa é grande, o ganho também será.

De fato, existem casos de sucesso de investidores que ficaram ricos ao investirem na Bolsa. São todos casos de pessoas que foram realistas e não criaram grandes expectativas, tampouco ignoraram os riscos que existem neste mercado. Uma sugestão é conhecer a história do americano Warren Buffet, que começou investindo pouco, ainda criança e hoje, com quase 90 anos, tem uma fortuna estimada em US$ 90 bilhões.

2- Ter um comportamento impulsivo

Uma das características mais marcantes de Warren Buffet é a sua paciência. A Bolsa não é um ambiente para agir com impulsividade. 

Um exemplo comum de erro por ser impulsivo, ainda mais para iniciantes, é vender uma ação para evitar perdas, assim que percebe que o preço caiu muito. A sugestão de especialistas é não se desesperar. Primeiro, avaliar cenários, pesquisar tendências para ver se será uma queda pontual ou se deve continuar nos próximos resultados dessa empresa. Dependendo do resultado, se “desfazer” do investimento.

Sem uma análise prévia, o investidor pode vender um ativo que pode voltar a subir e deixar de obter lucro até maiores do que os que já tinha conseguido. Por isso, a chave é ter controle emocional para saber aproveitar os melhores momentos para negociar o ativo. O tempo leva ao conhecimento, que é muito importante para saber como negociar bem. 

3- Não recorrer a diversas análises

Ser um bom investidor é evitar perder dinheiro. Quanto mais se estuda, mais fácil fica de identificar riscos em determinada aplicação e evitar prejuízos.

O sucesso depende de estudos, análises, acompanhamento do ativo, da economia nacional e do cenário internacional. Um dos maiores erros que atrapalham o investimento em Bolsa é a preguiça em recorrer a diferentes análises para saber atuar neste mercado. Ou, pior, confiar em dicas de terceiros que não são especialistas.

4- Ter excesso de confiança

Ter excesso de confiança por conhecer bastante o mercado também é um erro. Um investidor com esse perfil pode acreditar que pode fazer uma negociação de forma rápida e obter lucro, porque confia em si mesmo e não observa detalhes que podem colocar tudo a perder. Por exemplo, comprar um ativo que tem uma alta do preço frequente, mas não observar que nos próximos meses não se repetirá porque entrará em vigor uma nova lei que afeta o setor.   

5 – Não procurar ferramentas especializadas

A internet fornece diversas informações para entender melhor como investir na Bolsa. Mas não procurar ferramentas especializadas é um dos maiores erros para quem quer ter sucesso no segmento. O simulador de investimento é um exemplo dessas ferramentas.

O simulador é uma plataforma online, onde é possível realizar operações muito semelhantes às realizadas na bolsa de valores. Nele, é possível enviar ordens de compra e venda de ações e ativos do mercado futuro, acompanhar a carteira de investimentos, as ordens em aberto e encerradas, entre outras atividades. Tudo isso sem usar seu dinheiro de verdade. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui