Empresa carioca vítima de “Fake News” aproveita notícia falsa para criar marketing de oportunidade nas redes sociais

Dinamicar Pneus
Dinamicar Pneus

Circulou nos últimos dias pelas redes sociais, supostos vídeos e mensagens atribuídos à Dinamicar Pneus(empresa especializada em manutenção de carros e pneus) em que funcionários,propositalmente, estariam empenando rodas e aros dos carros de clientes, para supostamente, vender esse tipo serviço de manutenção.

Diante da proporção que à “Fake News” ganhou na Internet, à marca lançou uma campanha como resposta, na troca de pneus, caso seja necessário desamassar ou desempenar as rodas do veículo, o serviço será realizado gratuitamente. A notícia foi publicada por meio das redes sociais da empresa e surpreendeu funcionários e internautas.

A Dinamicar Pneus publicou um comunicado oficial nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, esclarecendo o teor da notícia falsa.

Confira na íntegra:

COMUNICADO OFICIAL

A DINAMICAR PNEUS, há 30 anos no mercado é referência e sinônimo de transparência e qualidade no atendimento aos seus clientes. E por isso, viemos a público esclarecer que somos uma empresa com mais de 300 colaboradores, que juntos enfrentamos essa grande crise econômica que impacta o Brasil. Recentemente, fomos vítimas de ‘fake news’ que colocou nossa marca no foco de inverdades com o intuito de nos desestabilizar.

Vídeos e informações que circulam pelas redes sociais, de forma criminosa e irresponsável, imputam à empresa práticas descabidas, que jamais fizeram parte da política de excelência da DINAMICAR PNEUS.

Reiteramos que essas informações inverídicas, disseminadas por pessoas de má-fé, com intuito de induzir clientes e os meios de comunicação ao erro não fazem parte de nossos valores e princípios.

Especialista explica o risco de compartilhar notícias sem checar a procedência das informações.
Para Márcio Gonçalves, Doutor em Ciência da Informação pela UFRJ, o risco de compartilhar informação sem checar a procedência pode acarretar na formação de uma opinião que não é verdade. Um efeito cascata se cria na velocidade de um tsunami de informação falsa.

Por fim, pedimos que ao receber, e compartilhar qualquer tipo de informação por meio das redes sociais, pesquise uma fonte confiável para esclarecimento” conclui a nota publicada no Facebook, Twitter e Instagram.

Saiba mais sobre a Dinamicar Pneus
A empresa  foi fundada há três décadas, e atualmente é administrada por quarto irmãos, que empregam 300 funcionário, com nove lojas no Rio e Grande Rio. Por ano, eles atendem cerca de 70 mil clientes.

Uns dos sócios, Ricardo Souza, ficou surpreso com a repercussão do caso. “Diversas páginas no Facebook, e perfis no YouTube e no Twitter, descontextualizaram um vídeo publicado há mais de uma ano, em que um antigo funcionário, descontente com o trabalho, atirou pneus no chão, e foi filmado por colegas de trabalho. Atrelando às imagens do vídeo, como se fosse uma prática nossa para prejudicar os clientes. Um verdadeiro absurdo” desabafa.

Segundo o empresário, todo conteúdo das “Fake News” publicado nas redes sociais, foi analisado, e o jurídico da empresa já foi acionado para registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), ainda nesta quarta-feira, 6.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here