Dermatologista faz alerta para cuidados com a pele na Primavera

Camila Moulin
Camila Moulin

A Primavera começa neste sábado, dia 22 e a dermatologista Camila Moulin faz um alerta sobre os cuidados com a pele nesta estação do ano. Com a primavera os dias ficam mais longos e a quantidade de radiação ultravioleta oscilam assim como as temperaturas. Num mesmo dia podemos ver sair o sol do Caribe e sofrermos uma mudança repentina de tempo acompanhada de uma chuva forte. Mudanças de estação significam mudanças no cuidado com a pele. 

“Apesar de não estarmos ainda no alto verão é recomendado não descuidar do uso regular do filtro solar. Este item é obrigatório! Mesmo que você tenha diminuído suas reaplicações de filtro solar durante o dia, nos dias de inverno, recomendo voltar a reaplicar seu filtro de eleição a cada 4/4 horas, como você já fazia no último verão. Abuse de sombrinhas, roupas com filtro solar, chapéus e óculos escuros para ter uma maior proteção”, explica Dra. Camila.

A dermatologista elaborou algumas dicas para manter a pele sempre bem cuidada: 

Hidrate a pele: o clima ainda está seco e é preciso repor a água que perdemos, mesmo que a pele seja oleosa. Lembre-se que óleo e água não são a mesma coisa. Há excelentes hidratantes para uma pele mista ou oleosa, que podem ser prescritos por dermatologista após uma análise minuciosa do seu tipo de pele. Produtos a base de ácido hialurônico são imbatíveis. 

Esfoliação: é importante para remover a pele morta. Primavera é período de renovação! Evite esfoliantes muito abrasivos. Nesta época mesmo a esfoliação deve ser suave para garantir o melhor resultado e não danificar a pele. Recomendo duas vezes por semana no período entre o inverno e verão. 

Primavera é uma época interessante para uso de hidroxiácidos, menos irritantes que o ácido retinóico. Excelente momento também para iniciar depilação definitiva visando o uso de bikinis no verão – o que também ajuda a controlar casos de foliculite. 

O segredo dos cuidados nessa época do ano é que ainda podemos realizar tratamentos de cor, textura e renovação celular, que muitas vezes não recomendamos no verão. É uma época ótima para tratamentos como peelings, lasers fracionados e microagulhamento. A pele, quando renovada na primavera, chega ainda mais brilhante no verão. 

Tratamentos cosméticos que ajudam a retardar os sinais do envelhecimento são recomendáveis na primavera: ajudam a minimizar  os danos que o tempo seco do inverno provocou. Toxina Botulínica e Preenchimento costumam ter uma excelente resposta nessa época. Outro tratamento interessante é o Ultraformer 3, que pode realizar uma espécie de “lifting sem cortes” nos mais velhos ou até mesmo uma espécie de “banco de colágeno” em pacientes mais jovens interessados em envelhecer com uma pele saudável. 

É importante certificar-se de que os produtos utilizados em casa são mesmo os recomendados para a estação. Não deixe de se consultar com um médico especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia para saber se você está no caminho certo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here