Dentista esclarece 5 dúvidas sobre a saúde bucal

Profissional da Odonto Empresas dá dicas de cuidados importantes para uma boca saudável

Segundo a Federação Dentária Internacional, 90% da população mundial terá alguma doença bucal ao longo de sua vida. Porém, isso pode ser facilmente evitado com uma higiene dental correta, acompanhada de visitas regulares ao dentista para tratamento preventivo.

Segundo Rosane Menezes Faria, dentista da Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora, além de visitar o dentista a cada seis meses, existem outros diversos hábitos que devem ser incorporados à rotina de quem busca uma higiene bucal adequada. “É muito importante seguir alguns cuidados simples no dia a dia que podem auxiliar no combate de problemas na região e garantir um sorriso bonito e saudável”, comenta.

Abaixo, a dentista esclarece as principais dúvidas sobre saúde oral. Confira:

Quantas vezes ao dia os dentes devem ser escovados?
A escovação deve ser feita no mínimo três vezes ao dia, sempre após as principais refeições, com escova de cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena para não traumatizar gengiva, bochechas e língua e facilitar a limpeza dos dentes posteriores. É importante lembrar que a escova deve ser trocada a cada três meses ou quando ela começar a ficar com as cerdas desfiadas e/ou desgastadas, pois dessa forma, perde sua função.

O mau hálito pode ser evitado por meio de balas e chicletes?
“Essas guloseimas só disfarçam o problema, o que realmente evita o mau hálito é manter a boca sempre limpa”, explica a dentista da Odonto Empresas. “E para isso, é preciso escovar e passar o fio dental diariamente. Lembre-se: a higiene bucal é insubstituível”.

O dente do siso deve ser sempre extraído?
Para saber se deve ou não extrair o dente do siso, é necessário fazer uma avaliação rigorosa com o dentista. Algumas pessoas têm o espaço adequado e os dentes conseguem nascer normalmente, já outras possuem o siso mal posicionado, ou seja, no sentido incorreto para ele nascer na boca ou até mesmo sem espaço para o nascimento. “Na dúvida sobre qualquer assunto referente à saúde bucal, consulte o dentista”, aconselha a profissional.

O que é tártaro e como tratar?
Os restos de alimentos nos dentes formam a placa bacteriana, que com o passar do tempo, se não for retirada com a escovação e o fio dental, vai envelhecendo e se torna tártaro. De acordo com Rosane, não é possível remover com a higiene diária e é preciso procurar um especialista para o tratamento correto. Por isso, praticar diariamente a limpeza dos dentes é tão importante.

Uma alimentação saudável influencia na saúde bucal?
Sim, é fundamental alimentar-se de forma adequada, consumindo alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes. Evite alimentos açucarados e gordurosos. Eles podem provocar cáries e inflamação na gengiva.

Odonto Empresas
A Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora, é uma das maiores operadoras de planos odontológicos do Brasil. Com mais de 20 anos de experiência no segmento, a empresa oferece diversas opções de planos individuais e corporativos. Atualmente conta com 550 mil beneficiários, 8.300 pontos de atendimento e mais de 29 mil opções de atendimento em todo o Brasil. A empresa faz parte da Caixa Seguradora, uma união bem-sucedida entre duas instituições: a CNP Assurances, líder do mercado francês em seguros de pessoas, e a Caixa Econômica Federal.

www.odontoempresas.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here