Crônicas dos Boletins

A história da Medicina

Crônicas dos Boletins é uma obra pioneira indicado para médicos, profissionais da área de saúde e estudantes de medicina. A Obra Crônicas dos Boletins foi escrita pelo professor Hilton Seda e que reúne uma seleção de crônicas publicadas nos Boletins da Sociedade Brasileira de Reumatologia, nas quais ele apresenta um panorama completo da história da Medicina, a atuação e observação de importantes médicos na evolução e crescimento da Reumatologia e a Análise de Citações ou Sinais Visuais do Reumatismo em clássicos da literatura e das artes, sempre recheadas de informações de interesse geral, com texto agradável e de fácil entendimento do público. Recomendada à todos da área da saúde que desejam crescer em conhecimento histórico e que olham para a medicina com um olhar especial.

Segundo o Dr. Geraldo da Rocha Castelar Pinheiro que também teve sua participação na obra, as pessoas podem aproveitar as crônicas do professor Seda para conhecer e entender um pouco mais da história da arte e da medicina.  “O autor, professor Hilton Seda, que além de tudo já contribuiu para a reumatologia nacional e internacional é um dos associados que mais participa da vida científica, social e cultural da reumatologia nacional. A sua lucidez e inteligência aos 94 anos, associadas ao seu jeito afável e atencioso de tratar as pessoas fazem do autor uma pessoa muito querida e admirada por todos”.

Segundo a diretora de projetos e CEO da Editora Leader a obra ficará na história da medicina como livro de consulta para várias gerações.

A publicação destaca grandes personalidades da Medicina, que são referência. Entre elas estão: Chernovwiz (um dos maiores médicos do Brasil no século XIX), Dr. Carlos Arthur Moncorvo de Figueiredo (autor do trabalho pioneiro “Du Rhumastime Chronique Noweux des Enfantis” e a Policlínica Geral do Rio de Janeiro), Torres Homem (patrono da Reumatologia Brasileira), Waldemar Berardinelli (o primeiro presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia).

Em 380 páginas, a obra destina um capítulo inteiro sobre o criador de Sherlock Holmes que também era médico e relatava casos de gota que havia observado em sua prática clínica, uma verdadeira biografia. Crônicas dos Boletins trabalha os seguintes temas: “Bicentenário de Nascimento de Edgar Allan Poe”, “Crise de gota em momento particularmente inoportuno em dois compositores”, “O reumatismo e as doenças nos romances de Lima Barreto, médicos e doenças nos contos, Curiosidades e dúvidas na história da artrite reumatoide, aspectos curiosos na história da gota, médicos brasileiros na estatuária do Rio de Janeiro, história dos hospícios, trabalhos de reumatologista brasileiros pioneiros na reumatologia mundial, a medicina e a reumatologia na Antiga Roma, Medicina no Antigo Egito, entre outros.

O autor: Hilton Seda é professor Emérito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Professor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba, Maestro de La Reumatologia Pan- Americana (título outorgado pela PANLAR em 2006), membro Emérito da Academia Brasileira de Reumatologia, Presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (1968-1970).

Ficha técnica

Lançamento do Livro: Crônicas dos Boletins
Data:  31/1/2018 (quarta-feira), às 19h na Livraria da Travessa do BarraShopping
Editora: Leader
ISBN: 978-5-5474-004-7
Coordenação: Andréia Roma
Páginas: 380
Acabamento: colorido
Preço: 157,90
Formato: 16×23
Pré-venda: http://editoraleader.com.br/livro/pre-lancamentos/cronicas-dos-boletins/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.