Cia. Melhoramentos inaugura sua nova Casa Melhoramentos

Tombado pelo Conpresp, retrofit do edifício inclui espaço cultural e de eventos, com inauguração de exposições em homenagem à Ziraldo e resgate da memória da Cia.
A Sua Casa. A Casa dela. A Casa de todos. A Cia. Melhoramentos apresenta oficialmente a Casa Melhoramentos. O local é o mais novo espaço cultural na região oeste de São Paulo e conta com áreas de convivência, salas destinadas à coworking, auditório para até 80 pessoas e dois amplos espaços de aproximadamente 800m² cada, disponíveis no térreo e no terceiro andar do prédio, designados à realização de eventos variados.

Deste modo, a companhia passa a contar com uma nova unidade de negócios, oferecendo às empresas e à comunidade do entorno, um local para realização de eventos como palestras, seminários, workshops, exposições, reuniões e até confraternizações.

Para celebrar a inauguração do edifício, que também abriga a sede administrativa da Cia. Melhoramentos e de suas unidades Florestal, Fibras de Alto Rendimento, Editora e de Gestão Imobiliária, serão apresentadas duas exposições que permanecerão abertas ao público até do dia 22 de dezembro de 2018.

A primeira, no térreo, apresentará a história da Cia. Melhoramentos e sua contribuição para o desenvolvimento do Brasil. Terá como base o acervo histórico do Centro de Memória Melhoramentos e mostrará aos visitantes um rico patrimônio documental e museológico. Será possível observar mudas das principais árvores que servem como base para produção das fibras de alto rendimento, um dos principais produtos da companhia. Também serão explorados os principais momentos da produção de papel no Brasil, além da história do edifício centenário e tombado pelo patrimônio histórico de São Paulo que abriga a Casa Melhoramentos.

Outras curiosidades como livros raros, as primeiras edições dos livros Patinho Feio e O Meu Pé de Laranja Lima, traduzido em 15 idiomas (entre eles turco, coreano, catalão e mandarim) e publicado em 23 países. Móveis antigos que resgatam o ambiente do escritório antigo da Cia. Melhoramentos, cédulas que foram impressas pela Editora na época da Revolução de 1932. E ainda exemplares de matrizes de litogravura – técnica que envolve a criação de marcas (ou desenhos) sobre uma matriz (pedra calcária) com um lápis gorduroso, que dava origem aos livros.

No terceiro andar será realizada a exposição Os Planetas de Ziraldo, inspirada na coleção Os Meninos do Planetas com curadoria da diretora e filha do cartunista Daniela Thomas. A mostra levará ao público o universo do cartunista com desenhos inéditos, documentos históricos e uma homenagem ao livro Flicts que completa 50 anos em 2019.

A Casa Melhoramentos é fruto de um recente retrofit realizado pela Cia Melhoramentos, que contou com projeto do conceituado escritório de arquitetura Studio Guilherme Torres e seguiu padrões do CONPRESP – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da cidade de São Paulo.
Sobre a Cia MelhoramentosA Cia Melhoramentos (www.melhoramentos.com.br) tem operações no mercado editorial, no plantio de florestas, na produção de Fibras de Alto Rendimento e na gestão patrimonial.

A Melhoramentos Florestal desenvolve atividades de silvicultura em três unidades de manejo. Em Bragança Paulista (SP) são cerca de 650 hectares de terras. Em Caieiras (SP) são aproximadamente 5 mil hectares, onde é realizada a produção de mudas utilizando as mais recentes técnicas de biotecnologia, com processo de clonagem na origem de 80%. Já em Camanducaia (MG), numa área que ocupa cerca de 12 mil hectares é localizada na Fazenda Levantina. Lá são realizados o manejo do Pínus e do Eucalipto para abastecer sua indústria de Fibras de Celulose de Alto Rendimento. Todo o manejo recebe a certificação FSC ® (Forest Stewardship Council) e a linha de produtos de Fibras de Alto Rendimento supre as indústrias de cartonados, tissue e papéis especiais.

Já a Editora Melhoramentos, ocupa posição de destaque nas diversas áreas que atua, sendo referência no mercado editorial por seus milhares de títulos publicados. À frente do tempo desde sua fundação, ela se distingue pelo pioneirismo em suas obras, por seus autores e pelos avanços editoriais aos quais se dedica.

Serviço exposições:
Rua Tito, 479 – Vila Romana – São Paulo-SP | 05051-000
De 18/10 a 30/11: Quarta a sábado, das 9h às 21h
De 1/12 a 22/12: Quinta a domingo, das 9h às 21h

*A visita à Exposição Planetas do Ziraldo é gratuita, sendo necessário retirar o ingresso na bilheteria do local ou pelo sitewww.casamelhoramentos.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here