Carnaval e gravidez: cinco dicas para se manter saudável durante a folia

Está chegando o Carnaval, e ele vem acompanhado de blocos, bailes, viagens, praias etc. E quem disse que as grávidas não podem curtir a festa está enganado. Segundo Fernanda Mauro, ginecologista e obstetra da Perinatal, o mais importante é que a futura mamãe consulte seu médico antes de cair na folia. “É fundamental sempre conversar com um profissional, além de estar em dia com os exames do pré-natal”.

E foi pensando nas futuras mamães que amam Carnaval, que com a ajuda da Dra. Fernanda, separamos essa lista com cinco dicas para não perder o pique e se manter saudável durante todo feriado. De acordo com a obstetra, é bom ficar atenta aos sinais e saber o seu limite. “Em caso de enjoos, cólicas ou até mesmo sangramentos, a melhor opção é o repouso”, aconselha Dra. Fernanda Mauro.

Hidratação, mamães!

1- Hidratar-se bem! Para aproveitar a folia, a gestante tem de abusar dos líquidos: água, suco natural, água de coco. Lembrando que álcool e energético são proibidos! A alimentação saudável e balanceada também é importante, leve sempre um snack para evitar jejum prolongado.

Conforto em primeiro lugar

2- Usar roupa leves, confortáveis e sapatos baixos, lembrando que, apesar de todos esses cuidados, é sempre muito importante respeitar seu limite e evitar ficar muitas horas em pé. 

Evitando a multidão

3- Dar preferência a locais mais arejados e menos tumultuados, principalmente gestantes no 2º e 3º trimestre de gravidez, para evitar cotoveladas, batidas na barriga e queda de pressão. 

Protegendo a pele

4- Festas e passeios durante o dia são bem vindos! Mas não se esqueçam do protetor solar e de repassá-lo a cada 2 horas.

Viagem no feriado

5- E se você não é fã da folia, mas quer aproveitar o feriado, dependendo da idade gestacional, viagens de avião, e longas estradas de carro são permitidas, procure seu obstetra para se informar melhor e saber os cuidados especiais para cada tipo de viagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here