A importância de saber liderar com propósito e como implementar isso na sua empresa

Para construir uma empresa forte em uma empresa é saber liderar, saber delegar e conhecer os pontos fortes e fracos dos seus liderados  

“Liderar não é impor e sim despertar nos outros a vontade de fazer”. A partir dessa premissa, o gestor precisa saber delegar os seus liderados conhecendo qual deles vai dar o seu melhor em cada tarefa e também qual deles vai dar o retorno de resultado evolutivo no quadro da empresa e de pessoal. A liderança é algo de extrema importância para qualquer empresa, mas é preciso que essa liderança tenha um propósito, um objetivo maior a ser conquistado pelo trabalho em conjunto entre líderes e liderados.

Segundo a especialista em liderança, Lúcia Quintino muitas empresas passam por um déficit, pois alguns gestores têm dificuldades em fazer com que seus liderados façam o que precisa ser feito ou mesmo em ter consistência nos seus resultados especialmente quanto tem uma equipe que não contribui: “Percebi também que as pessoas nunca serão perfeitas, mas isso não pode ser motivo para não termos resultados em nossos projetos”.

Como ser líder com propósito
Ser líder não é apenas lidar com seus liderados. Essa posição de cargo ainda envolve relacionamento profissional com seus superiores e pares. Devido a essa mistura de público, o gestor deve saber contornar diversas situações, principalmente quando agrada um, podendo deixar o outro indignado. O perfil de liderança deve ter qualidades fundamentais que envolve respeito, flexibilidade, capacidade de ouvir o quadro pessoal e aceitar as contribuições vindas de sua equipe. Segundo a mentora da Associação Brasileira de Negócios, Henriette Krutman, a liderança com propósito é aquela que inspira: “esse tipo de liderança tem como objetivo estimular e engajar os colaboradores em torno de valores objetivos comuns, convergindo metas individuais e empresariais sob o guarda-chuva da cultura organizacional.”

Sem propósito definido, o resultado é de insatisfação
A especialista em liderança, Lúcia Quintino criou um questionário para saber se a empresa tem um propósito definido:

1- Qual solução principal que a sua empresa/liderança oferece?

2 – Qual a importância do seu negócio (ou da sua gestão) para as pessoas?

3 – Por que o seu negócio (ou sua liderança) faria diferença na vida deles?

4 – Por que é diferente dos outros da concorrência?

5 – Quais são os maiores problemas que sua empresa (a sua liderança) poderia ajudar a solucionar?

Para mostrar um resultado eficiente, a consultora atenta que é necessário parar de colocar como culpa a empresa ou até mesmo as pessoas que estão ao redor por conta de uma insatisfação própria. O fundamental nessas horas é entender que o responsável para o bom resultado é de sua responsabilidade como gestor. Outro ponto que pode ajudar a encontrar uma definição de propósito é encontrar um bom profissional que lhe auxilie no direcionamento de objetivos.

Serviço:

ABMEN: https://www.abmen.com.br/

Site: https://www.segredosdalideranca.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/segredosdalideranca/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here